Giordano Bruno Heerdt[1]

Vanessa Mafra Pio[2]

Natália Cristina Thiem Bleichvel[3]

Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – UNIASSELVI/FAMESUL

Bacharelado em Engenharia Civil – Trabalho de Graduação

27/06/2016

RESUMO

As patologias da construção estão cada vez mais visíveis nas edificações. Neste sentido, pode ser um indício de problemas estruturais graves, como também relacionados à estética. Este trabalho foi abordado como tema patologias, tais como as fissuras, trincas, rachaduras, infiltrações, fungos e mofos no concreto e corrosão de armaduras em concreto armado, onde ocorrem usualmente nas construções convencionais. Procurou-se focar nas patologias que causam mais preocupações e objetivando expor as principais causas e sua recuperação. Com este propósito fez-se um estudo de caso mais aprofundado sobre as infiltrações em uma edificação em alvenaria na cidade de Leoberto Leal – SC, onde constatou-se que as principais causas foram o uso de alguns materiais inadequados e umidade advinda do solo devido a grande profundidade de aterro no local identificado. Por fim, ao analisar as etapas e realizar a recuperação, percebeu-se a importância da impermeabilização e da qualidade dos materiais utilizados em uma obra, podendo assim comprometer muitas vezes as condições de habitabilidade da edificação. 

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas pode-se verificar um grande aumento de reclamações no que diz respeito as patologias de construções diversas em edificações. O desenvolvimento da tecnologia em construção se deu desde os primórdios da civilização em diversas direções permitindo ao homem um acervo de conhecimentos, possibilitando dessa forma, dentro de certos limites, fazer construções de acordo com a necessidade em equilíbrio com o meio ambiente. Porém, em todas as épocas, em maior ou menor grau, as construções em edificações não tem apresentado um desempenho satisfatório.

A preocupação com esse tipo de problema já é bem antiga e pode-se dizer que nasceu com o ato de construir. Contudo, esta preocupação não se revestia antigamente de caráter sistemático, sendo estudado apenas problemas mais comuns ligados a segurança estrutural.

Com o passar do tempo, modernamente, com a aplicação da engenharia civil, que por sua vez, procurou-se dar mais ênfase as construções, e estas começam a ser analisadas como um todo. Percebendo então a necessidade de organizar, consolidar e ampliar os conhecimentos nesta área, faz-se necessário a participação de organismos internacionais nas pesquisas sobre essas questões voltadas a patologia de edificações de um modo geral.

As patologias em edificações são os principais problemas que comprometem a vida útil das construções. Dentre essas patologias, destacam-se as estruturais, sendo que as mesmas são objetos de estudo da presente pesquisa.

Nesse contexto, destaca-se o concreto, que é um dos materiais mais utilizados na construção de estruturas em edifícios, sendo composto por cimento, areia, pedra e água. Quando o concreto recebe uma armadura de aço, é chamado de concreto armado, utilizado na construção de estruturas de concreto. São essas estruturas que através do seu projeto e execução, irão delimitar o possível surgimento de patologias e a intensidade das mesmas.

A movimentação de estruturas é fato comprovado por diversos pesquisadores, ou seja, toda estrutura de concreto “trabalha”. Dessa maneira, a mesma estará sujeita a uma série de patologias, sendo elas consequentes de problemas de projeto e execução. A partir desta informação, através deste trabalho, busca-se então responder quais são as principais causas de fissuras, trincas, rachaduras, entre outras patologias presente em estruturas de concreto nas edificações (LOTTERMANN, 2013, p. 11).

Com este trabalho, tem-se a finalidade de relatar as principais anomalias relacionadas nas edificações como: as fissuras, trincas, rachaduras, infiltrações, fungos e mofos no concreto e corrosão de armaduras em concreto armado, visando apontar as patologias construtivas nas edificações. Com este propósito fez-se um estudo de caso mais aprofundado sobre as infiltrações em uma edificação em alvenaria. Sendo aplicado em uma residência unifamiliar, no município de Leoberto Leal – SC.

Contudo procurou-se abranger o diagnóstico, o prognóstico e as terapias a serem adotadas para a sua restauração, a fim de se evitar futuros danos que possam colocar em risco as pessoas e o patrimônio alheio, comprometendo assim a segurança e a habitabilidade do imóvel. 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 PATOLOGIAS NA CONTRUÇÃO CIVIL

Desde o início das civilizações o homem tem a prática da construção, e seus métodos vem passando de geração para geração. Com o passar do tempo houve um aprimoramento de algumas práticas, assim agregando novos conhecimentos nesta área.

A construção civil é uma área que vem crescendo a cada dia. Com o aumento populacional e o crescimento da economia, a competição entre as construtoras para se firmarem e conseguirem espaço no mercado é intenso.

O desenvolvimento em ritmo acelerado da construção civil para atender uma demanda crescente por edificações sejam elas laborais, industriais ou habitacionais, impulsionado pela própria modernização da sociedade, promoveu um grande salto cientifico e tecnológico (LOTTERMANN 2013, apud AMBROSIO 2004).

Apesar dos grandes avanços dos trabalhos nacionais, ainda é possível diagnosticar diversos problemas na construção. Os problemas da qualidade na construção brasileira resultam da combinação de diversos fatores, podendo-se citar principalmente a falta de projetos, baixos investimentos financeiros, profissionais sobrecarregados com funções burocráticas, materiais com má qualidade, a falta de mão de obra qualificada no setor da construção civil, entre outros. Muitos dos problemas constatados nas nossas construções poderiam ter sido evitados com a adoção de conhecimentos mais abrangentes sobre o desempenho geral dos materiais, dos processos e das técnicas de construção.

Entende-se por patologia como o estudo da manifestação dos defeitos em peças, equipamentos ou acabamentos constituintes do edifício, ou a ciência da engenharia que estuda as causas, origens e natureza dos defeitos e falhas que surgem na edificação (COSTA, 2009, p. 10).

Contudo, o estudo das patologias fornece subsídios capazes de fomentar as reais necessidades de qualquer obra de engenharia, como: resistência, durabilidade, qualidade e estética. Para o engenheiro é fundamental ter o pleno conhecimento sobre os aspectos pertinentes a uma edificação, pois apesar das patologias se manifestarem durante toda a vida útil das edificações, estas têm sua origem, na maioria das vezes, surgidas em etapas anteriores, principalmente, durante a concepção do projeto, e continuam manifestando-se no processo de execução e de utilização da edificação.

Neste sentido, pode-se dizer que o recente desenvolvimento econômico do país das últimas décadas na área da construção civil, não veio acompanhado dos cuidados necessários e critérios na construção dos mais variados tipos de edificações. A patologia das construções está dando, portanto, seus primeiros passos pelo levantamento da situação existente. O caminho é longo e começa por uma homogeneização de conceitos e métodos.

Devido a este crescimento da construção, muitas estruturas apresentam desempenho insatisfatório devido a falhas involuntárias, imperícias, a má utilização dos materiais, envelhecimento natural, erros de projetos, enfim vários fatores contribuem para a degradação da estrutura (ARIVABENE, 2015).

Diante dessas falhas, dá-se muita importância para o estudo das origens, formas de manifestações, consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e degradação das estruturas, sendo que esta área de estudo é denominada de patologia das estruturas.

Conforme LOTTERMANN (2013, p. 20),

“O termo Patologia é uma derivação do grego (pathos - doença, e logia - ciência, estudo) e significa "estudo da doença". Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. Essas patologias podem se manifestar de diversos tipos, tais como: trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura. Por ser encontrada em diversos aspectos, recebe o nome de manifestações patológicas”.

O termo patologia vem da medicina. Estado patológico, na medicina, significa estado doentio, de anormalidade, de falta de saúde. Na construção o sentido é o mesmo. Na prática a patologia das construções é o estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas ou de defeitos que comprometem uma ou mais das funções do edifício, ou todo seu conjunto, como se o edifício estivesse mesmo doente e sua doença precisasse ser diagnosticada e tratada, usa-se a expressão “estados patológicos” para nos referirmos a estados mórbidos ou doentios (FÓRUM DA CONSTRUÇÃO, 2016).

É muito comum se ouvir dizer que irão tratar uma patologia, porém não se pode afirmar isto. Pois após se saber o significado da palavra patologia, é fácil se concluir que se estuda e se trata os defeitos causados por ela e não ela propriamente dita (FÓRUM DA CONSTRUÇÃO, 2016).

Conforme Lottermann (2013), “as patologias em edificações são os principais problemas que comprometem a vida útil das construções e entre essas patologias, destacam-se as estruturais”.

Diz-se que um edifício apresenta uma patologia quando não atende adequadamente uma ou mais funções para as quais foi construído. Assim, o reparo de uma patologia tem como objetivo recuperar essa função (FÓRUM DA CONSTRUÇÃO, 2016).

O reparo da patologia, assim como o tratamento na medicina, visa recuperar as funções (ou a saúde) das edificações num geral. O estudo das falhas construtivas é feito pela ciência denominada patologia das construções (CREA & IBAPE, 1998). A semelhança das ciências médicas com a patologia das construções também envolve conhecimentos multidisciplinares e, segundo Rocha et al. (2006), estuda os sintomas, os mecanismos de ocorrência, as causas e as origens das doenças ou defeitos que podem ocorrer nas construções.

Trata‐se de uma ciência de fundamental importância para a construção civil, uma vez que se caracteriza pelo grande potencial de dados obtidos na análise dos problemas que ocorrem nas edificações, podendo evitar, assim, que esses problemas venham a se repetir, contribuindo para um melhor controle de qualidade no processo de construção de novas edificações.

Neste contexto, problemas e falhas que ocorrem na fase de concepção, execução e utilização da obra, gerando diversas causas para o surgimento de anomalias, são denominados de patologia (ALMEIDA, 2008).

Os fenômenos patológicos geralmente apresentam manifestações externas características, a partir das quais se pode deduzir a natureza, a origem e os mecanismos dos fenômenos envolvidos (HELENE, 1992).

[...]