O pensador Francis Bacon é considerado o primeiro dos pensadores modernos e último dos antigos, no que diz respeito à sistematização do método filosófico como forma de pensar a realidade partindo de uma base científica, é também considerado fundador do empirismo, esta é a apresentação que se faz deste pensador nos principais manuais de Filosofia.

A discussão que hora iremos conduzir esta centrada no legado que este pensador deixou para comunidade cientifica internacional, como todo pensador tinha aqueles que concordavam com suas idéias e os que discordavam, um fato que não se pode negar é que a pretensão deste pensador era justamente conduzir o ente dentro daquilo que o mesmo desconhecia, ou seja, auxiliar na descoberta de novos caminhos, não somente trilhar caminhos já visitados e debatidos.

É importante salientar que a metodologia de trabalho desenvolvida tem muito e ver com o momento conturbado pelo qual a Inglaterra passou e o pensador percebeu que sabedoria ou retenção da mesma que iria facilitar galgar postos importantes, o mesmo método também foi aplicado em sua sistematização o que possibilitou seu modelo filosófico de forma a conduzir as teses elaboradas.

As premissas dos trabalhos de Bacon estavam centradas nos campos da ciência com ênfase a experiência que visava dar maior credibilidade, coisa que a maior parte dos pensadores que seguiam o Racionalismo, não se preocupava com a prática em si, mas sim com abstração, pensar os conceitos como forma de dar posições, era importante para Bacon pensar esta realidade dentro do chamado rigor cientifico, submeter os pensamentos ao rigor de uma base lógica, por isso é considerado o fundador do Empirismo. Então percebemos que um dos maiores legados de Sir Francis Bacon, esta justamente no fato de ter pensado e idealizado de forma prática um sistema de proposições que deveriam sempre ser comprovadas na prática, muito embora pudessem começar dentro dos silogismos, deveriam sempre terminar no rigor do chamado método cientifico.

É fato que toda a sistematização de Bacon, seguia no sentido de direcionar todo um sistema filosófico que pudesse de forma coesa e organizada conduzir o ente a ter posse de um discurso que lhe proporciona-se uma bem aventurança, ou seja, um bem viver por intermédio do domínio da sabedoria acumulada através da cultura, este legado é de suma importância para a humanidade.

No desenvolvimento de seu sistema filosófico, discute a teoria da indução deixando claro que a experiência escriturada é que ira da base de trabalho, pois segundo Bacon a partir da coleta de informações e dos experimentos é que ira chegar a conclusões válidas, e seguindo nestas premissas nasce o sistema filosófico de Bacon amparado nas tabuas de investigação de onde parte todo o método de Bacon. A composição destas tabuas são:

 

  • De presença ou afirmação;

  • Das ausências ou da negação;

  • Das graduações ou comparações.

 

Estas ferramentas são utilizadas de uma maneira a buscar colocar a prova todas as premissas, visando com ter uma conclusão baseada num silogismo lógico, para tanto o pensador revê todo o sistema filosófico conhecido para a época, e sabemos que estamos falando de um sistema desenvolvido com base teológica, mesmo alicerçado na Filosofia Clássica de Platão e Aristóteles, o ponto crucial desta discussão esta no fato que todos os pensadores clássicos como os medievais, não se utilizam da prática para por a prova seu sistema filosófico, e neste ponto Bacon derruba teorias mostrando a fragilidade da argumentação que esta calcada às vezes nos sentidos, ou simplesmente na abstração. Agora, como não comparar os momentos de produção dos conceitos, e para tanto é difícil não observar a direção dos pensamentos lógicos após Bacon.

 

Referências Bibliográficas

 

BACON, Francis. Novum Organum/Nova Atlântida. Francis Bacon. Trad. Jose Aluysio Reis de Andrade. São Paulo, 1999.(Os Pensadores).