A BELEZA DA CALOPSITA

Para quem quer um animal de estimação que não dê muito trabalho, que troque carinho com o dono, que seja inteligente, barato e dê muito trabalho nós sugerimos um animal fofo para você: uma calopsita. É um animal dócil, que interage com o dono e algumas até falam algumas palavras e assobiam muito bem, cantando até musiquinhas. Mas são animais de estimação que não perturbam vizinhos, por exemplo, já que não são animais barulhentos.

São aves que têm boa saúde e são fortes e por isso tem um tempo de vida longo, chega até 20 anos, além de se reproduzir com facilidade em cativeiro. Tirar filhotes de calopsita não é difícil. A alimentação desse animal também é fácil com sementes, frutas, verduras, água e tudo que possa roer e distrair.

É uma ave que gosta de carinho e se acostumada a comer na mão, por exemplo, se for acostumada desde filhote. É uma ave independente toma banho sozinha basta colocar um bebedouro de águia para ela dentro da gaiola. É uma ave muito fácil de ser identificada já que possui uma crista de peninhas fininhas que fica ereta quando a ave de meche ou presta atenção em alguma coisa. O penacho levanta e a ave fica ainda mais exótica, com suas cores e bochechas rosadas. Uma verdadeira fofura!

Uma ótima forma de ensinar a calopsita a falar algumas palavras ou assoviar, é além de assoviar, colocar por exemplo CDs para ela ouvir. Uma dica importante é não misturar as melodias. Se você quer ensinar a calopsita a assoviar “Parabéns pra você”, não misture com outras cantigas até ela aprender a música. Só depois você deve ensinar outra música.

São facilmente manipuladas e o único ponto para ressaltar é em relação as crianças pequenas para não se machucarem com pequenas bicadinhas e mordidinhas que elas fazem brincando e para as crianças não apertarem muito as aves. Na gaiola vários brinquedinhos podem ser colocados para distrair o animal que gosta de brincar, como por exemplo, balanços. Elas amam se balançar nos poleiros.

Uma dica importante é colocar uma folha lixa no fundo da gaiola e retirar os poleiros para que ela ande pela lixa e assim diminua as unhas das patinhas quando estiverem muito grandes. Isso deve ser feito com cuidado e sempre que a unha estiver muito grande. Mas é preciso ficar de olho para não ferir as patinhas se lixar muito a unha.