Como qualquer empresa lhe dirá, o bom serviço ao cliente é vital para o sucesso de um negócio, especialmente no atual clima económico. As empresas precisam de garantir que mantêm a sua base de clientes existente oferecendo o melhor serviço possível e de identificar e atrair novos clientes mantendo uma boa reputação no seu setor de atividade. Os sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (ou CRM) permitem às empresas afinar e integrar os seus processos existentes para garantir que os seus clientes recebem o melhor serviço possível e que os seus empregados estão a fazer o melhor uso do tempo que têm disponível. 

Informação Partilhada 

Os sistemas de CRM compilam toda a informação obtida acerca de um cliente num único ficheiro fácil de usar. Cada departamento dentro da empresa poderá aceder a esta informação por via de um painel de controlo e os empregados poderão alterar essa informação à medida que seja necessário para manter tudo atualizado. Isso significa que qualquer membro da equipa que esteja a trabalhar com um cliente em particular terá acesso a informação pormenorizada do cliente, como, por exemplo, histórico de vendas, contas, preferências do cliente, etc., num único ecrã, em vez de em vários programas diferentes. Isso permite que qualquer membro da sua empresa possa rápida e eficazmente identificar oportunidades de vendas e tomar decisões informadas acerca de cada cliente. 

Serviço a Clientes Melhorado 

Conforme mencionado acima os sistemas de CRM têm uma característica que permite que sejam feitas anotações pormenorizadas sobre cada cliente. Assim, quando um empregado fala com um cliente, regista a data, a hora e a razão para o contacto. Isto significará que não há risco de que um empregado faça repetidamente a mesma pergunta, ou duplique uma chamada telefónica que outro empregado já fez; assim, elimina-se o potencial de aborrecimento dos clientes e de os fazer sentir que os seus empregados não comunicam entre si ou que não ouvem o cliente. Construir uma relação com um cliente é uma excelente maneira de criar lealdade e de assegurar que a sua empresa é a primeira a vir-lhes à ideia quando precisam de alguma coisa. A função de criação de anotações permite que seja introduzida informação pessoal, como os nomes preferidos, os hobbies, o número de filhos, a equipa de futebol favorita; basicamente, tudo o que os seus empregados sabem sobre o cliente e aquilo sobre que gosta ou não de ser interrogado ou de discutir. Tudo isto melhorará a experiência global que o cliente recebe e garantirá que sabe o quanto é importante para si. 

Estratégias de Marketing Melhoradas 

Os sistemas CRM podem também ser muito benéficos para o seu departamento de marketing e para as suas estratégias de marketing. A capacidade de ver o histórico de compras de um cliente permite ao departamento de marketing gerar fácil e rapidamente uma lista de nomes a contactar para uma campanha de marketing direcional. A equipa de vendas receberá um sinal automático quando um cliente encomendar um produto específico ou um serviço, para poder sugerir outros produtos ou serviços que complementem a encomenda. Os relatórios gerados pelos sistemas CRM também identificarão quais os clientes que são lucrativos e os que não são. Isso permite que as campanhas de marketing sejam centradas naqueles clientes que têm probabilidades de comprar e poupa tempo e dinheiro ao permitir que os clientes não lucrativos ou pouco lucrativos sejam deixados fora da lista.Você também pode encontrar mais sobre CRM em WEBCRM Blog.