Prevendo processos naturais: parametrização?

O que é parametrização?

Quando cientistas ambientais tentam predizer certos fenômenos naturais, eles utilizam modelos que levam em consideração vários fatores que são importantes para a simulação e predição daquele processo em questão. Por exemplo, estamos habituados a ver a previsão do tempo para o dia seguinte nos jornais e na televisão, correto? Esta previsão é feita utilizando modelos que tentam predizer o comportamento do tempo no dia seguinte. Para isso, vários fatores como umidade relativa do ar, temperatura, velocidade do vento entre outros fatores são inseridos no modelo matemático de predição. Esses fatores que são considerados importantes para a predição são denominados parâmetros do modelo e a escolha dos parâmetros assim como a ponderação da importância de cada um deles na previsão a ser feita, é denominada parametrização.

As previsões dos efeitos da emissão de gases do efeito estufa sobre o clima do planeta também é um exemplo do uso de modelos para a simulação de um processo a ocorrer no futuro. Logicamente neste caso, as taxas anuais de emissão de dióxido de carbono, metano entre outros gases também são parâmetros destes modelos.

Vários parâmetros relativos à atmosfera também são importantes na previsão de tornados e furacões. Dessa forma, se os modelos são precisos, pode-se evitar mortes e outros desastres avisando os moradores de uma determinada região da previsão catastrófica.

Se você fosse criar um modelo de predição de crescimento de uma planta. Quais parâmetros você levaria em consideração? A quantidade de cada nutriente no solo? A quantidade de água disponível? O tipo do solo? Sua vez de refletir sobre isso... e escolher os parâmetros e depois decidir a importância de cada um para o crescimento da planta...

Assim, talvez fique claro o que é a parametrização e a sua aplicação em pesquisas ambientais.

Preparado a partir de:

DAVIDSON, E.A.; KELLER, M.; ERICKSON, H.E.; VERCHOT, L.V.; VELDKAMP, E. Testing a conceptual model of soil emissions of nitrous and nitric oxides. Bioscience, v.50(8), p.667-680, 2000.