O que está em um presente que o diferencia de outros bens? O que faz com que a camisola sua mãe lhe deu, digamos, seja mais significativo do que as blusas que você comprou a si mesmo?

Os significados psicológicos de presentes , alguns estudos estão indicando , dizem muito sobre a psicologia dos bens em geral. Neste ponto de vista, as posses são uma expressão material do eu ideal - e não apenas o que pensamos que somos, mas que gostaríamos de ser. Um presente, então, é uma aceitação tácita ou rejeição por parte do doador ideal do receptor.

Em um estudo sobre a forma como as pessoas veem os seus bens, os pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que aquelas coisas que as pessoas pensam como “especial” forma um mapa tangível de sua autoimagem e da história pessoal e do que eles acham que é importante nas suas vidas. "Como as pessoas se veem”.

Alguns objetos - um conjunto de fantasia panelas francesas, por exemplo, representam atributos de como as pessoas veem a si mesmos, ou gostaria de imaginar-se. A razão pela quais muitas pessoas têm prateleiras de livros que nunca leram é, por isso mesmo uma declaração para si mesma do tipo de pessoas que gostariam de ser.

Na política pessoal de presentear, esses significados simbólicos assumem uma grande importância. Por exemplo, quando um pai dá a uma criança algo que o pai gostaria que o filho a usar, mas a criança pouco se importa com - um microscópio, por exemplo - o presente é uma mensagem para o filho sobre as expectativas dos pais.

Muito tempo depois de lhes ter sido dada, muitos presentes manter um status privilegiado entre as coisas que as pessoas possuem. Em um estudo realizado com 300 pessoas selecionadas aleatoriamente foram visitados em suas casas e pediu para dizer o que os objetos eram especiais e por quê. Uma das explicações mais comuns para o porquê algo era especial  e que tinha sido dado como um presente.

Mas presentes parecem, no longo prazo, a matéria mais às mulheres do que aos homens. As mulheres encontram mais significado em objetos que os conectam com outras pessoas de alguma forma do que os homens. Os presentes são lembranças do relacionamento com o doador. Se você é homem, não deixe de dar presentes a sua mulher.