Em nosso país existe um grande problema o qual vem se estendendo ao longo de toda a existência do Brasil enquanto nação, que é desigualdade social. Esta surgiu quando os primeiros colonizadores que aqui vieram, traziam consigo degredados portugueses (pessoas que cometiam delitos como furtos e traições), escravos africanos (os quais eram tratados como inferiores aos europeus) e por fim os imigrantes de origens italiana, japonesa, alemã, polonesa que não eram visto com bons olhos por parte dos latifundiários. Toda essa mistura de povos, consequentemente de culturas, teve reflexo direto na sociedade gerando e cristalizando a desigualdade social brasileira. A mesma está intimamente ligada à desigualdade econômica cujo Brasil é um dos recordistas na disparidade da detenção das riquezas por parte de um pequeno grupo em detrimento do restante que pouco possui.
Esse mal está cada vez menos sendo percebido por parte de nossas crianças as quais pertencem a classes privilegiadas, visto que cada vez mais se isolam do contato com a dura realidade socioeconômica que assola nosso país. Com isso desenvolvem tardiamente uma conscientização a qual faria ter sentimentos sociais que em um futuro próximo poderiam inverter esse quadro.
Cristovam Buarque em seu livro, Os Instrangeiros, no capítulo Presente de Natal relata que despertou para a desigualdade social enquanto criança, quando convivendo com outras cuja renda familiar era bem modesta ao ponto de não receberem presentes na época natalina. Sendo assim essa disparidade a qual beneficiava sempre os ricos deixando os menos favorecidos sempre em segundo plano fez despertar no jovem Cristovam Buarque a percepção da injustiça social que outrora ocorreu e que continua a acontecer na atualidade.
Atreves disso percebesse que o melhor presente de natal que se podem dar as crianças de classe media e alta é ensinar a elas verem a existência de diferentes realidades sociais no Brasil e para haver mudança é preciso que estas tomem consciência e com o amadurecer de sua idade venham transformar a realidade nacional. E caminho subsequente a este seria dar uma educação de boa qualidade para todos a fim de erradicar esse mal.