Algumas tradições estão aos poucos mudando para se adaptar melhor ao estilo de vida dos noivos modernos.
Antigamente era comum que casais recebessem presentes de casamento repetidos. É claro que ninguém precisa de dois liquidificadores. É ai que surgia a questão: qual dos dois trocar? Aquele recebido de uma tia querida ou de uma amiga íntima?
Hoje em dia com a criação das listas de presentes a vida do casal e dos convidados se tornou mais fácil! Convidados podem ir até as lojas selecionadas pelos noivos ou fazer a própria compra diretamente online.
Mas o que devem fazer os casais que já moram juntos? Os noivos podem optar pela lista de presentes em uma agência de viagens. Algumas agências fazem listas com o sistema de cotas ou ainda mais personalizadas descrevendo o programa de viagem e indicando o preço de cada atividade. Dessa forma convidados podem escolher presentear o casal com um jantar romântico à beira mar ou um aperitivo ao pôr-do-sol por exemplo. Uma idéia simpática depois do retorno da lua-de-mel é de enviar fotos da viagem aos convidados para agradecer o presente.
Você e seu noivo moram juntos e não estão organizando uma lua-de-mel logo depois do casamento? Fiquem tranqüilos pois existe uma terceira opção! No Brasil não é muito usado, mas na Europa é cada vez mais comum presentear os noivos com dinheiro. Pode parecer pouco romântico, mas com certeza é muito prático e com um pouco de fantasia esse presente pode ser tão especial quanto qualquer outro.
Geralmente quando presenteamos casais com dinheiro a quantia deve ser de pelo menos o custo do almoço ou jantar por pessoa, parentes e amigos íntimos costumam calcular uma quantia maior. O dinheiro deve ser entregue pessoalmente dentro de um envelope com um cartão antes do casamento. Mas como nem todos terão a possibilidades de ver os noivos antes da data, deve ser organizado um local para guardar os envelopes durante a festa para evitar que o noivo tenha que colocá-los todos no paletó. Pode ser uma linda caixa com uma fissura para inserir o envelope por exemplo, esse item deve ser colocado em bela vista e fará parte da decoração.
Para agradecer os convidados pelo presente, os noivos podem optar por cartões de agradecimento ou um convite para uma reunião (aperitivo ou chá da tarde) em casa depois de alguns meses do casamento. Essa pode ser uma ocasião para reencontrar parentes e amigos e reviver os momentos felizes da festa vendo o vídeo ou as fotos do casamento.