Todos estão aguardando ansiosos pelo concurso da Polícia Federal devido aos altos salários dos cargos e a estabilidade que um concurso público proporciona para qualquer pessoa. Afinal, o mercado de trabalho está muito concorrido e não é todo dia que há um concurso com salários tão bons.

 

A previsão de vagas também chama a atenção de quem busca uma estabilidade profissional e financeira, pois a previsão, como divulgado pela própria Instituição, é de 500 vagas para agente, 350 para escrivão, 150 para delegado, 100 para perito e 100 para papiloscopista.

 

Todos os cargos exigem nível superior completo, sendo que alguns possuem outras exigências. Ainda não foi divulgado o edital, mas como a concorrência é grande, ir estudando desde já é sinal de vantagem sobre os demais concorrentes.

 

Desta forma, já é possível começar a estudar com base nos concursos anteriores da PF, pois as matérias cobradas geralmente são as mesmas como: atualidades, português, raciocínio lógico, informática, direito penal, direito constitucional, direito administrativo e direito processual penal.

 

Mesmo sendo estas disciplinas as mais comuns nos concursos da Polícia Federal, no ano de 2009, houve matérias como microeconomia, contabilidade geral, administração, legislação específica e até arquivologia. Sendo assim, vale a pena ir estudando as matérias básicas e depois se preparar apenas pelas específicas adicionais, de acordo com o cargo que escolher.

Já para quem quer prestar concurso para papiloscopista também deve estudar química, física, biologia e estatística, então é preciso correr contra o tempo já que há tantas matérias.

 

Lógico que sempre pode haver uma mudança de disciplina, mas em geral as matérias cobradas não deixarão de ter direito, raciocínio lógico e português, pois já fazem parte dos concursos da Polícia Federal há muito tempo.

 

Uma dica para realizar um bom plano de estudos para o concurso da PF é dividir as matérias entre os dias da semana, deixando as mais difíceis para serem estudadas em dias isolados, e as menos complexas com outras já complexas. Por exemplo, na segunda-feira, estudará português; na terça, raciocínio lógico e legislação; na quarta, direito penal, e assim por diante, conforme facilidade da matéria.

 

Divida os estudos de acordo com as horas que tem disponível e não se desespere. Ao invés de reclamar que não possui muito tempo para estudar, saiba otimizar o tempo livre estudando de maneira séria.

 

Quem tiver mais matérias a estudar, conforme o cargo, deve tomar cuidado para não confundir as mesmas e acabar não aprendendo nenhum delas. É preciso ter atenção e dedicação.

 

Infelizmente, para o concurso da Polícia Federal a concorrência é sempre grande e quem não se adiantar e começar a estudar desde agora ficará em desvantagem em relação aos demais candidatos do concurso. Então comece agora mesmo a estudar para o concurso da Polícia Federal 2012 e boa sorte!