escuridão

Pr. Marinho Vieira Rocha

PREPARANDO-SE PARA EXPULSAR DEMÔNIOS

INTRODUÇÃO

O propósito do assunto que apresentamos aqui, é sem dúvida alguma, oferecer-lhe melhores esclarecimentos as seguintes perguntas:

 O que e quem são os demônios
 Como reconhecer uma opressão demoníaca
 Que poder possuem os demônios
 O que os demônios fazem as pessoas
 Como reconhecer uma pessoa endemoniada
 Como expulsar os demônios

 

O cristão pode imediatamente tornar-se um dominador de demônios, recebendo um entendimento claro sobre a obra dos demônios e da sua derrota total no calvário. Uma vez que o cristão compreenda que os demônios estão totalmente sem poder sobre os crentes, ele nunca mais terá medo dos demônios nem do diabo.
Todos os cristãos podem ter autoridades sobre o diabo e seus demônios. Portanto, reconheça a autoridade que você como cristão tem, e exercite-a na fé da palavra de Deus.



TEXTO BÍBLICO BÁSICO PARA NOSSO ESTUDO
Lucas 10.17-20


Lendo o versículo 20, entendemos claramente que o fato de estarmos salvos, é a causa maior para alegrarmos do que os demônios serem expulsos. Assim, o objetivo primordial do nosso ministério não é o de expulsar demônios e sim, o de pregarmos o Evangelho aos perdidos e o nosso nome estar escrito no céu Lc 10.20. Dois grandes poderes estão engajados numa luta de vida ou morte sobre os seres humanos. Pedro e João os descrevem assim: Pedro, "O vosso adversário, o diabo, como um leão que ruge, anda em derredor, buscando a quem possa tragar I Pd 5.8" e João disse: "O Filho de Deus se manifestou para que pudesse destruir as obras do diabo I Jo 3.8".

- 1 -
Antes de descrevermos sobre os demônios, será muito importante compreendermos um pouco sobre satanás.

I- QUEM É SATANÁS?
Satanás é o deus deste século (mundo) II Co 4.4. Ele era o príncipe das nações Mt 4.8,9. Lamentavelmente também o autor de todas as nossas aflições, angústias, enfermidades, dores e da própria morte. Ele é o rei e governador de todos os espíritos demoníacos. Seu principal desejo, é de destruir as vidas humanas, para aborrecer a Deus tentando frustrar seu plano para com a humanidade. Veremos a seguir, os nomes que são conferidos à satanás pela própria Bíblia.

1- DIABO Em Mateus 13.19, ele é chamado "maligno".
No verso 39 ele é chamado "inimigo e diabo". A palavra diabo significa "acusador, difamador ou caluniador".

2- ACUSADOR Em apocalipse 12.10, ele é chamado "acusador dos crentes".

3- ADVERSÁRIO Em I Pedro 5.8, ele é chamado de "adversário" e é comparado a um "leão que ruge, buscando a quem possa tragar".

4- DRAGÃO Em apocalipse 20.2, ele é descrito por um grupo de nomes abomináveis, como: o de "dragão" aquela antiga serpente que é o diabo e satanás.

5- PAI DA MENTIRA Em Jo 8.44, Jesus o chamou de "assassino, mentiroso e pai da mentira".

6- TENTADOR Em Mateus 4.3, ele é chamado de "tentador".

7- PRINCIPE DOS DEMÔNIOS Em Mateus 12.24, lá ele é chamado de "príncipe dos demônios".

8- PRINCÍPE DAS POTESTADES DO AR Em Efésios 2.2, seu nome é "príncipe das potestades do ar".

9- PRÍNCIPE DESTE MUNDO Em Jo 14.30, é o "príncipe deste mundo".

10- CORRUPTOR DE MENTES Finalmente em II Co 11.3, conhecido como "corruptor de mentes".

II- QUEM SÃO OS ESPÍRITOS DEMONÍACOS?
A Bíblia é tão clara em seus ensinamentos sobre os demônios, quanto o é em
- 2 -
relação os anjos.

Ambos são verdadeiros e reais e deverão serem compreendidos corretamente. Os demônios são malignos, odiosos e destrutivos. Os espíritos demoníacos são personalidades, como os espíritos humanos os são. Os demônios são espíritos que não possui corpos palpáveis como o nosso corpo. Nós somos espíritos que possuímos corpos. O nosso espírito veio de Deus e vivemos para servi-lo. Os espíritos demoníacos servem à satanás e são enviados por ele.

1) A quem eles pertencem?
Os demônios pertencem ao diabo e satanás, o qual é o governador
dos mesmos. Jesus assim se pronunciou em Mt 25.41: "o diabo e seus anjos".
A palavra grega diábolos (diabo) significa: "acusador ou caluniador". E as palavras daimon e daimonion são usadas tanto no singular como no plural as quais não são intercambiáveis com diábolos, uma vez que há somente um diábolos.

2) Eles são anjos caídos
Os demônios são anjos que pecaram ( que caíram) veja em Jd 6.
Quando foram criados por Deus, eram perfeitos porém, tinham o poder de escolha (o livre arbítrio). Portanto, são anjos que acharam melhor desobedecer à Deus e obedecer à satanás ? que péssima escolha!

2.1) Alguns deles estão aprisionados
Existem alguns demônios que pecaram e que se encontram agóra aprisionados em "cadeias de escuridão", como se leia em II Pd 2.4. Eles estão esperando pelo julgamento dos anjos feito pela Igreja. Confira I Co 6.3.

2.2) Alguns deles estão livres (entre aspas)
Existem os anjos que caíram (pecaram), os quais Deus
determinou que continuassem no domínio e governo de satanás. Estes estão por toda parte do mundo a serviço de satanás. Satanás, por não ser Onipresente isto é: não pode estar presente em toda parte ao mesmo tempo, então ele tem uma multidão de demônios ou espíritos demoníacos desencarnados procurando corpos para se encarnarem.

III- DIFERENCIANDO CORPO / ESPÍRITO

1) Os espíritos nos corpos
Eu tenho um corpo, más sou um espírito. Então o meu espírito
habita no meu corpo. Quando eu me expresso, é o meu espírito quem fala com as faculdades do meu corpo. Você consegue ver e palpar o meu corpo, más não
- 3 -
conseguirá ver o meu espírito, porque o verdadeiro eu é um espírito que mora dentro do meu corpo. O meu corpo é simplesmente a casa onde habita o meu espírito. Um dia o meu corpo morrerá e voltará ao pó. Más eu, o espírito nunca morrerei pois, voltarei à Deus de onde vim. Confira Ec 12.7.
Eu, (meu espírito) sou uma personalidade. Eu (meu espírito), me expresso através do meu corpo. Se meu corpo (matéria) fosse tirado de mim (que sou espírito, o que fala e pensa) não poderia expressar o corpo. Então, corte fora a minha língua, e o meu corpo não poderá expressar. Destrua os meus ouvidos, e eu (espírito) não poderei ouvir. Cegue os meus olhos e eu (espírito) não poderei ver; Muito embora os meus olhos estivessem cegos, os meu ouvidos surdos, a minha língua removida, ainda assim eu o (espírito) estarei presente ou consciente por causa da mente. Ampute minhas pernas e braços, destrua meu olfato e as minhas cordas vocais, e ainda assim você não teria destruído-me (meu espírito que é imortal).
Eu poderia expressar-me, sem sair algum som através do corpo que é perecível. Assim, eu (o espírito) teria um corpo (matéria), más suas faculdades de expressão teriam sido destruídas. Agóra você pode compreender o que quero dizer ao falar sobre a diferença entre eu o (espírito), e o meu corpo (matéria).

2) Espíritos sem corpos
Os demônios são espíritos malignos desprovidos de corpos com
os quais poderiam expressarem neste mundo. Já que não possuem corpos próprios, eles precisam vaguearem pela terra, procurando um (corpo-matéria) afim de que possam entrar no corpo e encontrar meios de expressão, afim de poder levar a cabo suas missões e vontades malígnas Mt 12.43.
Já que os espíritos demoníacos são verdadeiras personalidades, eles manifestam as suas próprias personalidades pessoais, nos corpos que eles entram. Há várias classes ou tipos de espíritos demoníacos, assim como há diferentes tipos de pessoas, o que passaremos a examinar a seguir, pois cada tipo de pessoa, reflete cada tipo de espírito demoníaco.

[...]