Todas as pessoas que se formam em uma faculdade, sonham em encontrar um bom emprego, que lhes proporcione estabilidade e um bom salário. Depois de tanto tempo e esforço investido nos estudos, preparação de monografia e tudo o mais, chega, finalmente, a hora de partir para o mercado de trabalho. Envio de currículos para todas as empresas que estão disponibilizando vagas em seu quadro de funcionários torna-se rotina, bem como as entrevistas marcadas para seleção de funcionários. Um currículo bem feito, com informações verdadeiras são imprescindíveis. No momento da entrevista, é indispensável uma boa apresentação na maneira de se vestir, falar corretamente, olhar nos olhos do entrevistador, manter a calma, ser seguro e honesto em suas respostas.

Alguns formandos preferem tentar os concursos públicos. Tais concursos são muito concorridos devido ao fato de proporcionarem estabilidade e em alguns cargos, bons salários. No entanto, a concorrência é grande e torna-se indispensável uma boa preparação para que seja alcançado o resultado final que é a aprovação. Existem várias opções para quem deseja preparar-se para tais concursos e a escolha deve ser feita levando-se em consideração a disponibilidade de tempo e dinheiro.

Para quem pode pagar e tem tempo para frequentar as aulas, inclusive nos finais de semana, existem cursinhos especializados em preparar os alunos para todo tipo de concurso. Já para quem não tem tempo ou dinheiro para os cursinhos, existe a possibilidade de adquirir apostilas publicadas por diversas editoras que se propõem a preparar os candidatos para as provas. Outra opção é o estudo através da internet. Vários sites se especializaram em disponibilizar provas de concursos anteriores como uma maneira de preparar os candidatos. Outros sites disponibilizam matérias, tais como, português para concursos, matemática para concursos e tantas outras matérias, dependendo do edital publicado pelas instituições.

Algumas instituições aceitam inscrições somente de candidatos formados na área específica informada no edital, já outras admitem qualquer tipo de formação superior. É imprescindível uma leitura atenta do edital publicado pela instituição. Tomar conhecimento de todo o programa a ser estudado. Para quem vai fazer cursinho, além da frequência nas aulas, que são feitas inclusive aos sábados, domingos e muitas vezes feriados, é aconselhável reservar período de estudo diário, para fixar bem todas as matérias. O horário de estudo torna-se mais importante ainda para quem vai estudar em casa, seja através da internet ou apostila. Um compromisso deve ser assumido consigo mesmo para que um resultado favorável seja conseguido ao final do concurso. Distrações com televisão, compromissos com colegas devem ser adiados para depois do dia das provas. Levar os estudos de preparação para os concursos a sério é indispensável para um resultado positivo.