Mais conhecida por atuar no segmento de eletrodomésticos, a marca Brastemp inovou ao introduzir no mercado uma solução de água inédita. O Purificador de Água Brastemp surgiu a partir de um grupo de inovação criado na Whirlpool no ano de 2000 para desenvolver ideias de novos negócios com o objetivo de criar soluções inteligentes e econômicas para o consumidor.

Inicialmente, buscava-se a criação de produtos que fossem mais econômicos e que, consequentemente, preservassem mais os recursos naturais utilizados pela humanidade. Contudo, após uma série de análises mais profundas, decidiu-se focar num eletrodoméstico que cuidasse primeiramente de uma única questão: a água.

No final de 2001, a concepção do modelo de negócio a ser desenvolvido já estava pronto: tratava-se de um serviço de purificação de água, cobrado por meio de uma assinatura mensal, onde o consumidor teria a oportunidade de testá-lo gratuitamente antes de contratá-lo definitivamente, sendo que todas as despesas de manutenção ficariam sob responsabilidade da própria Empresa.

Após várias pesquisas de produto, foram escolhidos dois modelos, um refrigerado e outro sem refrigeração ambos com fluxo de água de 2,5 litros por minuto, design vertical o que possibilita o enchimento de jarras e garrafas sem ficar segurando-as.Tudo estava pronto para o lançamento já nos primeiros meses de 2003. O projeto-piloto foi realizado na região de Ribeirão Preto rapidamente atingiu São Paulo e região e no início de 2007 já estava presente em 8 capitais e região.

[...]