1. Introdução

O Trabalho propõe um estudo sobre a mobilidade humana, pretendendo entende essa mobilidade. Achamos que os seres humanos passam por uma combinação de movimentos aleatórios relacionados à sua rede sociais. A mobilidade é limitada geograficamente pela distancia, as viagens curtas e periódicas não são influenciadas por sua rede social, enquanto a viagem de longa distancia são mais influenciadas por sua estrutura de redes social, na qual somos mais propensos a visitar um lugar onde temos um amigo ou parente que mora ou que visitou no passado, apresentamos algumas questões fundamentais sobre a dinâmica humana, mas baseado em dados de localização de sites de redes sociais e dados de telefonia celular, nos oferece uma nova dimensão sobre mobilidade humana e seu comportamento social, em particular os dados de telefone celular nos fornece uma grossa precisão da localização, mas uma melhor resolução temporal, já os dados de localização fornecidos por redes sociais nos oferece uma localização mais precisa, mas por outro lado esses dados são mais esporádicos. A obtenção dos dados baseado em redes sociais são na forma de check-ins, onde usuário marca sua localização fazendo um check-in no local onde se encontra naquele momento. Já os check-ins de telefone celular são feitos quando o usuário recebe ou faz uma ligação dentro do raio de alcance da torre de célula por isso não é tão preciso quanto a sua localização.
Estas informações permite estudar três aspectos sobre a mobilidade humana: movimento geográfico (aonde vamos?), dinâmica temporal (quantas vezes nos movemos?) e nossa rede social (como nos laços sociais influenciam no nosso movimento?). Estudamos a interação de todos os três aspectos da mobilidade humana para elaborar um modelo coerente com a dinâmica do movimento humano. Em um contexto mais amplo, o entendimento e a modelagem da mobilidade humana possuem várias aplicações e consequências, um modelo preciso de mobilidade humana é essencial para o planejamento urbano, para compreensão da migração humana e uma visão na propagação de doenças. Para as redes de comunicação, a previsão de mobilidade se bem executada pode constituir uma solução de handover eficientes, especialmente em áreas urbanas, onde a gestão da mobilidade tem de lidar com aumento do número de assinantes moveis e células de recursos limitados.
Quanto ao comportamento periódico, a mobilidade apresenta-se na forma regular e aleatória, onde os movimentos regulares são mais previsíveis, que seria os movimentos que se apresentam periodicamente, como ir à aula que é sempre no mesmo horário e todos os dias, com ir ao trabalho e voltar pra casa, são movimentos que acontecem sempre nos mesmos horários e todos os dias da semana. Já os movimentos aleatórios geralmente se dão nos finais de semana e também à noite, esse são mais difíceis de prever. E são mais influenciados pela sua rede social. Esta noção baseia-se na hipótese de que o usuário móvel tem um comportamento regulares e que não é único, ele pode ser caracterizado por vários perfis de sua mobilidade.