disjuntorO disjuntor funciona como um interruptor, sua função é além de proteger parte da rede elétrica é também determinar picos de energia, assim ele interrompe na mesma hora os efeitos térmicos, dessa forma não podem causar nenhum dano à instalação.

Esse produto depois de desarmado pode ser facilmente rearmado por qualquer pessoa que saiba acender uma luz ou tocar uma campainha, basta você levantar novamente seu “pino”.

A diferença entre alguns preços se dão pela maior potencialidade do disjuntor e o que seu uso pode prevenir. Suas variações são térmicos, magnéticos, termomagnéticos, baixa tensão e alta tensão.

  • Térmicos – visa o aquecimento, se esquentar demais a bobina, por efeito Joule, todo o disjuntor desarma.
  • Magnéticos – “forte variação do campo magnético”, com núcleo de ferro, é de alta qualidade podendo efetuar muitas manobras.
  • Termomagnéticos – é o mais comum, utilizado em residências, possui 3 funções: manobra, proteção contra curto-circuito e proteção contra sobrecarga.

O disparo do disjuntor vem através de corrente nominal e curva de disparo e o dimensionamento, tensão nominal, número de polos, entre outros.

    • Alta tensão – a corrente de curto-circuito pode chegar até 100 kA.
  • Baixa tensão Europeu – indica o estado do disjuntor, se desligado ou desarmado.

Esses são os modelos mais comuns de disjuntores, mas lembre-se que existem os menores que protegem uma única fonte e aqueles que cuidam de grandes cidades, sendo estes mais caros e de difícil instalação, requerendo cuidados especiais por profissionais qualificados.

Contudo, esse utensilio faz grandes coisas, sendo capaz de evitar até incêndios nos lugares, ele previne antes mesmo que o pior aconteça, mas não é sua responsabilidade evitar isso, ele pode vir a evitar, mas seu principal objetivo é proteger aquela determinada parte elétrica.