Indiferente ao que dizem a grande maioria das pessoas, sobre o que diz respeito o preconceito, como sendo uma coisa maléfica e abominável. Como sendo uma coisa que não se deveria existir.
Claro que em demasia, tudo que existe, pode ser sim prejudicial á convivência da humanidade, mas, mais importante do que o ponto de vista de um pré-julgamento, é o da intolerância.
Com tudo, o preconceito se analisarmos um pouco mais profundamente e sem usar a mascara da hipocrisia, vemos que este tipo de atitude, em todo ser humano, é existente, de forma latente ou não.
È uma defesa necessária, para se poder evitar às vezes, alguns tipos de situações de risco, ou que não condizem com seu pensamento/histórico, que cabe a sua criação, antes que as mesmas aconteçam. Isso colocando no sentido positivo no que é relativo ao preconceito.
Não estamos falando aqui do extremismo do pré-julgamento, mas, de uma coisa que jamais será apagada da mente do homem. Pelo menos um leve preconceito.
Temos sim, nos dias de hoje, é tomar muito cuidado com outro aspecto da personalidade humana, muito mais perigoso que o pré-julgar. A intolerância.
Esta sim, por sua vez, cabe aos mais bárbaros eventos já acontecidos no mundo a fora.
Por meio da intolerância, que se desenvolvem as farpas, que agridem o bom relacionamento entre os povos, entre as sociedades, entre familiares.
O preconceito sempre existirá, em todo julgamento humano, quer queiram quer não. O que vai restar aos homens é se controlar para que isso não acabe se tornando um extremismo intolerante ao ponto de causar prejuízo ao próximo.
Enquanto existir a intolerância, digo isso em todos os aspectos, não haverá paz, pois os radicais, sempre estão cegos, sem poder de julgamento.
Então, sejamos mais tolerantes, até com nós mesmos. Assim seremos mais aptos a analisar fundamentalmente tudo e todos, e só assim, com o conhecimento, o preconceito é reduzido a níveis aceitáveis.