Preconceito sobre o português brasileiro.

Os mitos sobre o português falado no Brasil já estão entrelaçados na cultura dos brasileiros que não nos deixam enxergarmos o quanto é precioso a nossa língua.
O Brasil é um país de várias cores, raças, classes sociais e variedades de pessoas de diferentes países. E seria correto dizer que todas essas pessoas não falam português? Não. O que se pode dizer é que todos têm uma forma regional nas falas.
A abordagem de que os brasileiros não falam o português pode ser considerada errada, o que temos é certa dificuldade e aprendermos as regras gramaticais, por falta de educação de qualidade desde crianças, pois sabemos que o lugar de maior aprendizado é na escola e se lá não temos onde poderíamos aprender.
Mesmo com todas as dificuldades da nossa língua, não podemos julgar o modo que as regiões falam. Um belo exemplo de valorização da nossa identidade foi à redação escrita por Henrique Suguri de 17 anos que escreveu o seguinte:
"O Brasil hoje não é Europeu, Africano, Asiático, Indígena. Nós somos a mistura exata de tudo isso, completamente diferentes das nossas origens, únicos. E apesar disso estamos indiscutivelmente atrelados aos princípios da nossa matriz. Talvez o ano 2000 possa servir para abrirmos os olhos e, em vez de comemorarmos os nossos cinco séculos coloniais, enterrarmos o que sobrou deles."
Esse trecho da redação foi publicado na revista Época no ano de 1999, e nos dá uma ideia de que desde aquela época nós poderíamos ter seguido esse conselho e tentado mudar a nossa realidade.
Talvez quando acabarmos com esses mitos de que português é difícil, de que não falamos português correto, possamos a começar a valorizar mais a nossa língua.