Nunca se falou tanto em preconceito no Brasil! Todavia não podemos achar que tudo são flores. Não podemos ser hipócritas e acreditar que não há mais preconceito seja lá do for, opção sexual, cor de pele, grau de instrução, situação financeira, local de trabalho ou local de moradia! Na primeira semana de junho a rede Bandeirante apresentou no programa do Marcos Mion uma matéria feita tanto no Rio do Janeiro como em São Paulo. O repórter dizia estar fazendo um abaixo assinado para mandar de nossos irmãos nordestinos para seus estados de origem. As respostas foram de dar enjôo, fui marcando cada resposta que ia saindo veja algumas;
Mandar de volta os nordestinos! E quem vai varrer as ruas para nós?
Mandar embora, ta louco quem vai fazer o serviço sujo?
Acho bom mesmo eles são muito sujos!
Acho melhor não quem vai trabalhar no meu prédio!
Não deviam ter vindo já vão tarde!
Veja que absurdo! Ainda tem mais quando a equipe escondia a câmara daí as respostas foram de dar arrepio!

Chega a ser lamentável vermos que em pleno século XXI, ainda temos que conviver com pessoas sem escrúpulo nenhum! Neste sentido que digo que não podemos ser hipócritas! Ta aí pra quem quer ver a todo o momento convivemos com este tipo de situação! Outro dia mesmo me deparei com uma situação lamentável um cidadão humilhando um gari! Imagina o papel de extrema relevância que um gari desempenha. Fico pensando será que aquele cidadão tem alguma condição de desempenhar mesmo que por um dia? Acho pouco provável!

A rede bandeirante prestou um grande favor ao Brasil, nos alertando para o preconceito. É preciso que o poder publico as entidades não governamentais e a sociedade civil publica se organize e continue fazendo campanha para combater este tipo de atitude. Infelizmente não era intuito do programa do Mion criar debate em torno do assunto, simplesmente perguntava e anotava as respostas. Fico imaginando se o repórter perguntasse:
Vamos devolver também o presidente da republica?
Você gostaria que os cantores Gilberto Gil, Raimundo Fagner você seu vizinho?
E quem sabe o jogador de futebol Rivaldo fosse seu vizinho!
E tantos outros que brilham no Brasil e mundo afora! Mas com certeza estes não fariam parte da lista dos excluídos! Beira o fim do mundo tamanha injustiça com os nordestinos! O ultimo censo do IBGE do ano de 2000 dava conta de mais de dois milhões de nordestino morando somente na capital paulista. Pagando como qualquer outro cidadão seus impostos e contribuindo com o crescimento do Brasil. Oriundos dos seus estados buscando tão somente dignidade de vida! Os nordestinos sabem muito bem dar valor as coisas que muitas vezes passam despercebidos por outros brasileiros. Alguém acredita que um nordestino desperdiça água? Alguém acredita que um nordestino não dá valor extremo ao prato de comida?

E os que alcançaram à fama e o sucesso assim como o grande empresário baiano João Santos falecido há poucos meses presidente do grupo empresarial João Santos que atua no ramo de cimento, agropecuária e comunicação. Gera mais de 10 mil empregos por todo o Brasil. Será que umas destas pessoas que participaram da matéria querendo exportar os nordestinos não gostaria de ser presidente ou gerente de algumas empresas do grupo João Santos?

Vamos levantar esta bandeira contra o preconceito e não deixar virar uma utopia. Por fim quero parabenizar a rede bandeirante pelo alerta.

Obrigado e até o próximo artigo!

Claudio Donato
Graduado em Gestão de Negocios e Pós-Graduado MBA em Marketing e Gestão de vendas.
Presidente Prudente - Sp
E-mail [email protected]