A regra essencial da economia é de entendimento fácil, quanto maior a demanda e menor a oferta, mais altos serão os preços. Essa é a justificativa para a valorização de 103% dos imóveis em Ponta Grossa, no período entre 2007 e 2011. O levamento foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR).

Com a facilidade de crédito, com a diminuição dos juros e com os programas habitacionais do governo, como o “Minha Casa, Minha Vida”, comprar uma casa em Ponta Grossa tornou-se um sonho possível de realizar para muitos ponta-grossenses. Esse fato tornou a demanda muito superior a oferta e, consequentemente, elevou o preço dos terrenos, dos materiais de construção e da mão de obra.

Há algumas décadas, quando o sujeito enfrentava dificuldades financeiras, não pensava duas vezes para trabalhar na área de construção. Hoje, com o acesso mais fácil a informação, poucos ousam a pegar uma pá e colocar as mãos na obra. Por esse motivo, faltam profissionais qualificados no setor. Os pedreiros atuantes não dão conta do número de obras e, por isso, elevam o preço do serviço.

No caso dos materiais de construção, a demanda ocasionou a abertura de novos comércios. Não é raro notar a presença de dois ou três materiais de construção em uma única rua. “Todos esses fatores somados elevaram os preços em mais de 100% nos últimos anos”, explica o presidente do Sinduscon PR, Normando Baú.

Recomenda-se para as famílias que desejam construir uma casa, a contratar uma equipe própria para a mão de obra. O valor total de uma casa feita totalmente com mão de obra terceirizada é maior do que com equipe própria. As empreiteiras sofrem muitas exigências e, considerando a margem de lucro que elas possuem, o valor fica muito acima.