PRECISAMOS DAS PESSOAS.

Como posso desenvolver um bom relacionamento com as pessoas ao meu redor? Realmente preciso disso?


Precisamos de pessoas. Sejam de familiares, e principalmente deles é claro, sejam de amigos, colegas de trabalho, vizinhos, contatos diários casuais, e também daquelas pessoas que vemos uma única vez para nunca mais voltar a ver. Precisamos de todos. Deus nos fez assim e assim somos. Por sermos seres sociáveis, temos necessidade de viver em contato com os nossos semelhantes e precisamos muito deles. A nossa natureza é assim mesmo, temos necessidade de contato com os nossos iguais.

O indivíduo que vive se isolando do mundo, tentando evitar o contato com o seu próximo com certeza não deve estar muito bem por dentro. Lá no fundo de seu coração e de sua alma, provavelmente, tem algum item em desacordo com aquilo que é natural. Deus nos fez para nos socializarmos uns com os outros. Não tenho propriedade para falar profundamente sobre os assuntos da condição psicológica do ser humano, pois não sou especialista dessa área. Essa parte deixo para os valorosos profissionais que se dedicam a estudar esse assunto e tanto contribuem para a melhoria da saúde psicológica das pessoas.

Meu trato é mais na parte profissional e econômica mesmo. Em nosso cotidiano temos contatos com pessoas, às vezes intensos, às vezes amenos, às vezes superficiais. Mas a verdade é que os relacionamentos acontecem o tempo todo. Seja na rua, no restaurante, no ponto de ônibus, no local de trabalho, na igreja (para aqueles que frequentam algum tipo de igreja ou de outra associação religiosa), no clube e principalmente dentro de nossa casa. E para intensificar os contatos, hoje em dia estamos vivendo tempos modernos de amizades virtuais. São muitas a comunidades que são criadas na internet com a intenção de promover os relacionamentos humanos. Cada ano que passa o poder da comunicação aumenta.
Estamos sendo testemunhas oculares de avanços tecnológicos extraordinários em relação a tudo na humanidade, e é lógico que, as distâncias ficam menores. As viagens para outros países se tornam mais rápidas. Os contatos com os distantes povos até mesmo de outros continentes ficam mais rotineiros, por meio de contatos reais e também virtuais.

Como fazer para que esses contatos se tornem mais prazerosos e, porque não dizer, mais lucrativos?
Eis a questão. Podemos, a até mesmo devemos, ter mais contato com as pessoas e sobretudo, aproveitar esses contatos para que sejamos mais felizes. O ser humano precisa aprender a melhorar os seus relacionamentos. É uma questão de sobrevivência. Viva melhor com seus familiares. Tenha um relacionamento melhor com os seus colegas de trabalho e faça deles seus amigos. Aproveite para ter contatos mais amistosos e prazerosos com seus vizinhos.
Os grandes homens de negócios sempre priorizaram o bom relacionamento com o seu semelhante. Dificilmente alguém consegue ter sucesso na vida empresarial e corporativa sem desenvolver uma boa convivência com os que o cercam.
Mas como posso desenvolver tudo isso? Alguém poderia me perguntar.
Simples. É uma questão de deixar-se levar pela natureza. Como disse anteriormente, fomos criados por Deus para sermos seres sociáveis. Pense numa criancinha pequena. Ela faz amizade rapidinho com outras crianças e rapidamente já passam a brincar animadamente. Algumas tem mais facilidade do que outras, entretanto todas tem essa "habilidade".
Vá a uma festinha infantil e preste atenção nas crianças e veja como passam correndo. Elas ficam brincando com outras crianças que nunca viram e que, provavelmente, nunca mais tornarão a ver.
"Mas eu já não sou mais criança. Perdi a prática."
Todos podemos reaprender a ser como crianças, no que se refere ao relacionamento com outras pessoas. Seja simples, sincero e tenha uma mente limpa tal como as crianças. Isso será sentido pelas demais pessoas e, dessa forma, você será uma pessoa mais agradável. Tenha sempre um sorriso nos lábios. Comprimente a todos de forma amistosa. Torne-se uma pessoa melhor.
É uma questão de prática mesmo. Até aqueles que já não se comportam dessa maneira há muito tempo, podem aprender a ter uma convivência melhor com o seu próximo.
Viver em paz com as pessoas e, principalmente, cativando os que o cercam, com certeza lhe trará mais satisfação para viver. E até mesmo mais dinheiro.

Seja simples, sincero, amigo, amistoso e de bem com a vida.


Paz e Sucesso.

SERGIO MATOS