PRÉ-PROJETO: RÁDIO NA ESCOLA

Altina Costa Magalhães

 

São Mateus do Maranhão

10/12/2011

 

1  IDENTIFICAÇÃO - Pré-Projeto: Rádio na Escola.

1. 1Professor responsável pela elaboração do projeto - Altina Costa Magalhães.

1.2 Turmas em que o projeto será executado - Do 6º ao 9º Ano- Ensino Fundamental.

 1.3 Áreas do conhecimento a ser abordada - Língua Portuguesa, Matemática, História,

 Geografia, Ciência, Arte, Ética, Ensino Religioso, Educação Físicae os temas transversais.

1.4 Mídias disponíveis para integrar - Livros, Revistas, Jornais, Internet e o Rádio.

1.5 Dinâmica de utilização da rádio escola - Programação variada a partir da veiculação dos projetos interdisciplinares desenvolvidos na escola.

Para que os objetivos propostos neste trabalho sejam cumpridos e os resultados esperados sejam atingidos serão necessários tanto recursos materiais, quanto recursos humanos. Participarão da execução da proposta os docentes, discentes, núcleo gestor, coordenadores, supervisores, família e a comunidade da escola. Esta participação dar-se-á com estudo, pesquisa, trabalho, disciplina, organização, apoio, sugestão ou outras formas de ajuda.

2 JUSTIFICATIVA

Suprir as necessidades de uma escola inserida em uma sociedade globalizada é promover o fluxo das informações e comunicações nos ecossistemas escolares através da educomunicação, por meio de projetos interdisciplinares. Adequar à escola a esta nova realidade é garantir aos seus partícipes uma educação qualitativamente superior a esta que vem sendo oferecida até hoje em todos os aspectos, pois os resultados escolares significantes resultam de ações concretas com a finalidade de democratizar, organizar, gerir,  as práticas curriculares, o planejamento, os processos de participação, as condições de produção, a dinâmica da avaliação com os olhos voltados para o sucesso dos educandos.

Partindo deste pensamento percebeu-se a necessidade de se adotar uma postura interdisciplinar e as tecnologias especialmente uma emissora de rádio, pois esta proporciona, ao aluno a expressividade, a possibilidade de ouvir e ser ouvido, de integração e interação entre seus pares, trabalhando em equipe com vistas ao um objetivo de melhorar a qualidade da leitura tanto no sentido literal quanto figurado. A dificuldade na leitura é uma lacuna que dificulta a aquisição de outras aprendizagens especialmente as constituídas por meio de signos lingüísticos com seus significantes e significados. O Pré- Projeto: Rádio na Escola  tem como norte uma educação para, sobre e na mídia. A interdisciplinaridade tem uma postura e uma função de recorrer ao saber utilizável para resolver às questões e os problemas, educacionais e sociais contemporâneos. Assim tem que haver a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a rádio envolva a escola e contribua para o exercício da cidadania. Sobre isso, Salvador (2005, prefácio) assegura:

...o Rádio já é uma escola, pois tem o dom de transformar a vida em sonoridade, penetrando não apenas no pensamento do ouvinte, mas naquilo que ele tem de sensibilidade. Decodificando as mensagens radiofônicas, o ouvinte elabora idéias, cria imagens, produz fantasias, enriquece o espírito, modifica ou consolida comportamentos [...]