ANHANGUERA EDUCACIONAL EAD  POLO DOURADOS

 

 PRE- PROJETO DE PESQUIZA

INCLUSAO SOCIAL DO ADOLESCENTE AO TRABALHO

 

 

 

 

 

ALUNA: ANA CRISTINA DA CRUZ SANTOS

RA 2480255050

 

 

 

 

 

 

GLORIA DE DOURADOS/MS

2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL EAD POLO DOURADOS

 

 

 

 

 

 

 

Pré-projeto de Pesquisa Curso de Serviço Social e Gestão e Projetos Sociais matéria Metodologia da Pesquisa Cientifica Tutor Orientador: Marcelo de Almeida

 

 

 

 

GLORIA DE DOURADOS/MS

2014

SUMARIO

      INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------04

      Perfil dos sujeitos -----------------------------------------------------------06

     Área de abrangência -------------------------------------------------------08

     Problema diagnosticado ---------------------------------------------------8.1

     Objetivo geral e especifico-------------------------------------------------8.2

     Geral -----------------------------------------------------------------------------8.3

     Especifico ----------------------------------------------------------------------8.4

    Justificativa ---------------------------------------------------------------------09

    Metodologia --------------------------------------------------------------------9.1

   Cronograma de atividades---------------------------------------------------10

   CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------11

    REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA---------------------------------------12

    Lista de anexo-------------------------------------------------------------------13

   Termo de Consentimento Livre e Esclarecido---------------------14

    Anexo A----------------------------------------------------------------------------15

    Anexo B----------------------------------------------------------------------------16

   


INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho teve como objetivo principal investigar as famílias que estão incluídas no programa PAIF do CRAS centro de referencia da assistência social de gloria de dourados Foram entrevistadas 05 (cinco) famílias  com total de (onze) 11 filhos  a maioria meninos que estão entre 14 e 20 anos de idade que não estudam e nem estão inseridos em programas de aprendizagem ou atividades físicas, esses adolescente vivem com suas famílias, e 10% deles menores mais já convivem com seus parceiros sendo sustentadas pelos pais de ambas as partes, uma dura realidade vivenciada por esses adolescentes nas vilas e periferias.

 Este contexto impõe intervenção individual, à abordagem inicia através de um contato com a família, no qual é exposto o objetivo do projeto e a intenção de estar trabalhando com o adolescente junto com suas famílias, essa proposta tende buscar uma aceitação das empresas e comércios ofertando essa iniciativa de aprendizado aos mesmos tendo a intervenção do assistente social para assumir a tarefa de interagir com a comunidade.

O projeto tem como tema é a inclusão social pelo trabalho para o adolescente tendo como finalidade oferecer ao jovem a oportunidade de desenvolver o aprendizado por meio do contato com novas tarefas, Jovens de 14 a 20 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental, ensino médio e tentando ingressar no ensino superior, e proporcionar ao adolescente em situação de vulnerabilidade econômica e social, oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades que o auxiliem na preparação para o mercado de trabalho e para seu desenvolvimento pessoal empregara um atendimento personalizado tendo como foco as famílias atendidas.

No segundo momento, serão selecionadas e realizadas as inscrições dos adolescentes, que devem ter entre 14 e 20 anos, e encontrar-se em situação de risco econômico e/ou social, conforme apontado.  Assim o adolescente passa por uma entrevista com a assistente social, e coordenadora do projeto, para verificar a situação socioeconômica da família, se atende à faixa etária do projeto, além de obter características pessoais e de relacionamento importantes para serem trabalhadas no projeto.

Vale ressaltar, que no Brasil, o trabalho infantil não é enquadrado como crime, não é uma violação à lei penal, exceto quando envolve tráfico de crianças e adolescentes, exploração sexual, venda de drogas e trabalho escravo. Porém, existem sanções previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente para as famílias que inserem a criança no trabalho, como encaminhamento a programa oficial de proteção à família, obrigação de matricular o filho (a) na escola e acompanhar sua frequência, advertência, podendo chegar até a perda da guarda e destituição do pátrio poder.

 Até os 14 anos não podem trabalhar em hipótese alguma. A partir dos 14 anos pode ser aprendiz, de acordo com a Lei 10.097. De 16 a 18 anos pode trabalhar, sendo registrado em carteira profissional, porém não pode exercer atividades noturnas, perigosas ou insalubres.

Nesse contexto o projeto busca uma forma diferenciada do aprendizado tanto para crianças quanto para adolescentes, pois propõe uma maneira de desenvolvimento no território no qual os mesmo se insere dentro dessa realidade com atividades planejadas de maneira integrada, a fim de que esteja garantida uma visão completa do processo de aprendiz.

PALAVRA CHAVE: INCLUSAO SOCIAL DO ADOLESCENTE AO TRABALHO

 

 

 

PERFIL DOS SUJEITOS

01.sexo

A

03

B

08

 

02. Escolaridade

A

0

B

11

C

07

D

04

E

0

 

03.Renda familiar

A

02

B

02

C

01

D

 

E

 

 

04 conhece o estatuto da criança e adolescente

A

01

B

04

 

05. A adolescente esta inserido em projeto de atividade física ou aprendizado

A

0

B

11

 

 

06. Se o adolescente estivesse inserido em um projeto de aprendizado o que mudaria

A

0

B

05

C

05

 

 

 

07. Porque esse adolescente se encontra na ociosidade

A

0

B

09

C

02

 

08. Qual a dificuldade que a sociedade impõe para o adolescente que esta nesse perfil.

A

08

B

03

 

09.Esse adolescente gostaria de estar inserido em projetos de aprendizagem ganhando seus salários

A

09

B

02

 

 

10. Faixa etária

A

04

B

06

 

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

Clientes do CRAS Centro de Referencia da Assistência Social

PROBLEMA DIAGNOSTICADO

Favorecer O adolescente a se integrar aos projetos e programas de aprendizado?

OBJETIVO GERAL E ESPECIFICO

GERAL

O projeto atuara junto às famílias para que estas possam estimular o desenvolvimento educativo de seus filhos, exercendo, gradualmente, papel ativo nessa função, promover a reestruturação destas famílias, em um contexto de inclusão e desigualdades trazer o de volta a escola encaminha-los mercado ao trabalho na perspectiva do fortalecimento do Sistema e de Garantia de Direitos.

 ESPECIFICO

O adolescente vai passar por um rigoroso acompanhamento técnico, seguido por uma entrevista com a assistente social, e coordenadora, para verificar a situação socioeconômica da família, se atende à faixa etária além de obter características pessoais e de relacionamento importantes para serem trabalhadas no projeto.

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

Ver-se as dificuldades sofridas pelas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social a exclusão e faltas de oportunidades do adolescente que não obteve o desenvolvimento das habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho impedindo-os de buscarem oportunidades de aprendizagem para desenvolverem suas habilidades e agregarem valores e conhecimentos indispensáveis na sua vida profissional.

A iniciativa é buscar  e estimular a prática entre essas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, e econômica, por meio da realização desse projeto com acompanhamento especifico da organização que integrem a comunidade local. Sendo que essas mudanças devem ser acompanhadas, avaliadas e os resultados, tanto positivos quanto negativos, devem ser estudados e abordados com propostas de melhorias no projeto.

Segundo o ECA

Art. 63. A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:

I - garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular

II - atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;

III - horário especial para o exercício das atividades.

           

 

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do referido projeto, foi realizado visitas de campo com as famílias clientes do CRAS e pesquisa bibliográficas, tipo qualitativa Os materiais utilizados para as informações, levantamento teórico sobre o histórico do trabalho, o trabalho no Brasil, suas caracterizações da fase adolescente, e do que se trata a inclusão social. Também foram pesquisados projetos com base na inclusão social e autores que corroboram com a idéia de que o trabalho tem poder inclusivo.

De acordo com Oerter e Dreher (2002), representa um período para o indivíduo onde ocorre um processo de distanciamento de formas de comportamento e 190 privilégios típicos da infância e da aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

LEI Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

No âmbito da Lei da Aprendizagem, Lei 10.097/2000  aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituições de ensinos técnicos profissionais conveniados com empresas.

 

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

13\10\2014

01 DIA

Busca de Orientação

CRAS

Com o assistente

Social

15\10\2014

02dia

Pegar lista de cliente para pesquisa

CRAS

Com o assistente

Social

20/10/2014

03 dia

Visita de campo

 no centro

Entrevistas

28/10/2014

04 dia

Visita de campo

no centro

Entrevistas

29/10/2014

05dia

Visita de campo

Vila industrial

Entrevistas

01/11/2014

06 dia

Referencial

Bibliográfico

07/10/2014

Conclusão

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Portanto conclui que a necessidade de se construir uma sociedade inclusiva, onde todos tenham seu lugar é um consenso. A inclusão social é um modo de transformações, podemos concluir que é um excelente recurso pedagógico e facilitador da inclusão social. Permite trabalhar a autoestima, oferece grande poder de sociabilidade e fonte de prazer, além de desenvolver também uma relação mais estreita com familiares e a sociedade, fortalecendo seus laços. Observou-se, ainda, que tanto os adolescentes como a família e a sociedade local percebem que a o trabalho de aprendiz é uma importante ferramenta de integração. Atual caracteriza-se pela alta competitividade de mercado e pelo desenvolvimento social acelerado, e ter um profissional capacitado é fundamental. Entretanto, tais características atuais não permitem preparar e adaptar o capital humano para exercer suas atividades em tempo hábil.

Percebe-se, portanto, o quanto o trabalho está integrado à formação do homem como sujeito social e o quanto é importante para dar um sentido à sua vida.

Após a elaboração deste artigo espera-se que os profissionais compreendam que a conscientização para aceitação das diferenças deve iniciar na escola, para que na vida adulta ao ingressar no mercado de trabalho as pessoas sejam aceitas e tenham as mesmas oportunidades das outras. Para isso, várias leis foram criadas e já estão em vigor, mas a sociedade tem que se preparar e se adequar a essa nova demanda de trabalhadores. Os adolescentes são tão capazes de realizar qualquer trabalho desde que bem preparados para isto, só precisam de oportunidade e de uma educação voltada para os fins. Uma profissão aumenta a autoestima e a confiança em si mesmo, proporciona independência e ajuda a pessoa a desenvolver mais suas habilidades, além de permitir sua inclusão social.

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/.../1263

intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/.../1263

NMF Guareschi, CD Reis, SM Huning… - Estudos e Pesquisas …, 2007 - pepsic.bvsalud.org

Oerter e Dreher (2002),

www.aprendizlegal.org.br/main.asp?Team=%7B44BA8D38-9DCA...
www.conselhodacrianca.al.gov.br › Sala de Imprensa › Publicações

www.promenino.org.br/direitosdainfancia/eca-elegislacao

www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista...id...

www3.fundabrinq.org.br/dotnetnuke/quem.../crianca-e-adolescente.aspx
https://www.lume.ufrgs.br/.../39/monografia%20beatriz%20cunha.pdf?...

www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/anais.../25_Kraiewski&Nalesso.pdf

www.ucb.br/sites/100/103/TCC/12005/StellaMarisdeLimaCosta.pdf

LISTA DE ANEXO

 

 

      NOME

PG

01

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

13

02

Roteiro do Questionário

14,15,16.


 

Anexo A

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Prezado (a) participante:

Sou estudante do curso de pôs graduação na Faculdade anhanguera Educacional de Dourados, estou (realizando visitas de campo) uma pesquisa para projeto de pesquisa. A sua participação nesse estudo é voluntária e se você decidir não participar ou quiser desistir de continuar em qualquer momento, tem absoluta liberdade de fazê-lo.

Na publicação dos resultados desta pesquisa. Sua identidade será mantida no mais rigoroso sigilo. Serão omitidas todas as informações que permitam identificá-lo (a). Mesmo não tendo benefícios diretos em participar, indiretamente você estará contribuindo para a compreensão do fenômeno estudado e para a produção de conhecimento científico.

Ana Cristina da cruz santos

Assinatura do estudante:

Consinto em participar deste estudo e declaro ter recebido uma cópia deste termo de consentimento

_________________________________________________________

Nome e assinatura do participante

 

Gloria de Dourados/MS

2014

Anexo B

Roteiro do Questionário

--------------------------------------------------de--------------------------------------------de.

1014

Local e data

Local utilizado para pesquisa:

Nome completo do entrevistado:

Data de nascimento:

Endereço:

1. Sexo

a.(   )F    b.(   )M

02. Escolaridade:

A(  )analfabeto .B.(  )sabe ler e escrever. C.(  )ensino fundamental

D.(  )médio E.(  )superior

03. Renda familiar

A(   )1Salario mínimo B(  )2 salários mínimo C(  ) meio salario mínimo D(  ) sem

salario fixo

04. Conhece o estatuto da criança e do  adolescente

A sim (  ) B não (   )

05. O adolescente esta inserido em projeto de atividade física ou aprendizado.

A. sim (  ) B. não(  )

06. se o adolescente estivesse inserido em um projeto de aprendizado o que mudaria

A.(  )mudaria a convivência familiar e escolar B.(  ) a qualidade de vida desse adolescente

C.(  )as condições financeiras

07. Porque esse adolescente se encontra na ociosidade

A. vulnerabilidade social e econômica (   ).  B. falta de oportunidade (   ).C. não quer mesmo trabalhar nem estudar(    )

08. Qual a dificuldade que a sociedade impõe para o adolescente que esta nesse perfil.

A. discriminação  (   )  B exclusão  (  )

09. Esse adolescente gostaria de estar inserido em projetos de aprendizagem ganhando seus salários

A. sim (  ) B. não (  )

Faixa etária

A. entre 12. Anos e. 14 anos (  )      B. entre  18anos  e .20 anos (   )