PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Elielza do Socorro Lima Cardoso 1
Gisângela Lemos da Silva Pires da Costa 2
Patrick Welton de Araújo Lameira 3
Raimunda Conceição de Oliveira Gonçalves 4
Rogério Barbosa dos Santos 5
Rosângela Lemos da Silva 6
Wilma Cristina Borges Ramos 7.
RESUMO: As práticas pedagógicas pautam-se em ideologias de grandes estudiosos comportamentais: behaviorismo, o cognitivismo, sociointeracionismo e construtivismo. Tendo a finalidade de levar inúmeros conhecimentos no contexto da pedagogia exercida na realidade escolar. Baseada en teoria e prática educativa no âmbito da cientificidade.

Palavras-chave: Práticas. Ideologias. Teorias. Conhecimentos. Ciência.

RESUMEN: Las práticas de enseñanza son impulsados de los grandes eruditos de la conducta: el conductismo, el cognitivismo y el contructivismo sociointeracionismo puesto que el propósito de acercar el conocimiento numerosos en el contexto de la pedagogia se practica en la realidade escolar. Basado en la teoria y la practica educativa en la comunidade científica.

Palavras-clave: Practicas. Ideologias. Teorias. Conocimiento. Ciência.
__________________________________
1 Publicitária e Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú;
2 Fisioterapeuta , Profª. e Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú;
3 Tecnológo em Rede, acadêmico do Curso de Arquitetura, pelo Centro de Ensino Superior do Amapá e Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú;
4 Professora de História e Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú;
5 Professor de Educação Física e Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú;
6 Profª. Dra. Em Ciências da Educação; Graduada em Direito; Licenciada em Letras e Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú;
7 Psicóloga e Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú.
1 INTRODUÇÃO

No decorrer da história das práticas pedagógicas é verificável que estas pautam-se em algumas ideologias, como norte para o exercício da teoria e a praxidade aulística. Mediante o expositivo verificamos a necessidade de expor sobre essas práticas, envolvendo portanto, alguns posicionamentos: mostrar as possíveis relações das práticas pedagógicas a fim de compreender o processo de ensino-aprendizagem, identificando os pontos comuns e os não comuns que existem em suas práticas diárias de ensino; refletir as relações existentes de afetividade com os alunos, com Deus e com as pessoas no âmbito escolar, verificando algumas perguntas: Qual a visão e práticas pedagógicas que temos em comum? Qual a relação que temos com Deus? Nossas relações de afetividade são iguais ou diferentes?. A partir dai, acreditamos que as práticas pedagógicas são de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem, no épistemé e na ciência.
A presente pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico leva-nos a buscar informações necessárias para a compreensão behaviorista, cognitivista, de complexidade, sócio-interacionista e o construtivismo, baseado em vários estudiosos, como: Freud, Skinner, Piaget, Vygotskiy, entre outros.
O presente estudo de pesquisa laboral será socializado para somar conhecimentos diversificados na contextualidade educativa, como patamar essencial para incentivar futuras pesquisas a professores, educandos e pesquisadores no campo da cientificidade.


2 RELAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


As relações das práticas pedagógicas pautam-se em grandes teorias como o behaviorismo ou comportamentalismo, que trata de enfatizar a educação como um arranjo de estímulos ambientais dispostos corretamente para reforçar respostas adequadas na produtividade e eficiência no processo ensino-aprendizagem.
De acordo com Freud o ego é um resultado do combate entre as pulsões do id e as restrições do superego, representante internalizado das imposições morais transmitidas, inicialmente pela educação familiar. Pois, a teoria freudiana trata sobre o desenvolvimento da personalidade, na reflexão e respeito dos procedimentos educacionais.
Segundo Skinner a ciência do comportamento, pauta-se também na ordem social, na reorganização cultural. Onde a concepção científica emerge uma análise científica, que fortalecem as instituições de ensino, tornando-as interpretativas na organização do indivíduo funcional da cadeia de ações coordenadas com vistas à produtividade do sistema.
Conforme Piaget o bem da verdade, num conjunto de teses formuladas para responder a questões relacionadas com a origem e o desenvolvimento da capacidade cognitivista do ser humano, explicando a evolução e competência do indivíduo para apreender abstratamente o mundo que o cerca.
A partir do estudioso Vygotskiy enfatiza o desenvolvimento intelectual a partir da concepção do sóciointeracionismo ou socioconstrutivismo, levando a pedagogia ao campo do conhecimento de relações e interrelações sociais, no processo do aprender e ensinar teorias e práticas aulísticas.
Paulo Freire enfatiza que a educação não modifica a sociedade, mas a sociedade é que pode mudar o sistema instrucional. Pois, o sistema educacional pode ter um papel de destaque numa revolução cultural, mediante a consciente participação do povo no processo de organização política e de classe. É uma pedagogia de consciência de classe sociais subordinadas.
Segundo o discurso de Paulo Freire é verificável o seu ponto de vista em relação a prática educativa crítica, onde deve existir a reflexão sobre a teoria e a prática no processo ensino-aprendizagem.
Edgar Morin precusor da teoria da complexidade no campo filosófico e epistemológico, trata da visão interdisciplinar, a cerca do sistema complexo adaptativo do comportamento, do equilíbrio e da autorganização no contexto científico, pautado de forma contemporânea também na educação tecnológica, transformando o comportamento humano, onde o mundo é visto de forma de abordagem e indissociável e multidisciplinar na construção do conhecimento.

3 AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NO CAMPO EDUCATIVO
É de grande relevância enfatizar que as práticas pedagógicas vivenciadas na educação nas escolas contemporâneas no processo ensino-aprendizagem identifica pontos comuns a partir das diretrizes curriculares, pautada na Lei nº 9.394/1996, no fulcro dos artigos 2º " A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho"; Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; VII - valorização do profissional da educação escolar; VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX - garantia de padrão de qualidade; X - valorização da experiência extra-escolar; XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; conforme o art. 208 da CF, combinado com os artigos 58, 59 e 60 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação ( 9.394/96), trata do dever do Estado com a Educação para todos.
Portanto, os pontos não comuns são vistos na prática e teoria de cada profissional da educação. Pois, conforme as epistemologias educativas, cada educador possui uma forma de aplicar os seus conhecimentos adquiridos no campo da ciência, no ato das suas práticas, conhecidas como a famosa metodologia, que faz parte do planejamento curricular e que pode ser flexivo e modificado de acordo com a clientela e o mediador responsável pelo processo aulístico.

4 REFLETIR AS RELAÇÕES DE AFETIVIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR

As relações de afetividade é baseada na visão do estudioso Henri Wallon, que é o autor da teoria psicogenética e interacionista do desenvolvimento, ou seja "a integração organismo-meio e a integração dos conjuntos funcionais; emoções, sentimentos e paixão; o papel da afetividade nos diferentes estágios". Pois, a psicologia genética é um estudo focado nas origens, na gênese dos processos psíquicos. Conforme Galvão (2004), Wallon propõe o estudo integrado do desenvolvimento ? afetividade, motricidade, inteligência -, como campos funcionais entre os quais se distribui a atividade infantil. O homem é um ser "geneticamente social". É a psicogênese da pessoa completa.
Através da afirmativa de Piaget observamos que a afetividade é trabalhada no contexto em que frisa que esta trata do desenvolvimento intelectual é considerado com tendo dois componentes: o cognitivo e o afetivo. Embora nem sempre seja focalizado por psicólogos e educadores, o desenvolvimento afetivo se dá paralelamente ao cognitivo e tem uma profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual. Segundo Piaget o aspecto afetivo por si só não pode modificar as estruturas cognitivas, mas pode influenciar que estruturas modificar. Pois, se o desenvolvimento afetivo se dá paralelamente ao desenvolvimento cognitivo, as características mentais de cada uma das fases do desenvolvimento serão determinantes para a construção da afetividade. Quando examinamos o raciocínio das crianças sobre questões morais, um dos aspectos da vida afetiva, percebemos que os conceitos morais são construídos da mesma forma que os conceitos cognitivos. Os mecanismos de construção são os mesmos. As crianças assimilam as experiências aos esquemas afetivos do mesmo modo que assimilam as experiências às estruturas cognitivas.
Vygotsky diz que o processo de afetividade se dá pelo fato da integração e análise dialética, pautado nos aspectos cognitivos e afetivos do funcionamento psicológico, concedendo a pessoa humana como um ser que pensa, deduz e abstrai, mas também alguém que sente, se emociona, deseja, imagina e se sensibiliza. Pois, no processo do professor ou do profissional da educação com o aluno, ocorre mediante o ato de afetividade de interrelações nas práticas educativa, realizadas em sala de aula ou extra-classe.
Quanto às relações de afetividade teocêntrica, isto é, a relação da pessoa humana, como o professor e o aluno dar-se-á pela ideologia de fé, moral, ética e os princípios sociais, onde deve ser respeitado todos os dogmas religiosos, como a veracidade do poder transcendental, entre o cosmo e o homem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa científica pautou-se nas teorias pedagógicas para indicar um norte sobre a educação baseada nas leis constitucionais, do sistema nacional e diretrizes curriculares. A partir daí, valida-se esta como verdadeira e ao mesmo tempo sugerimos novos temas de pesquisas, como buscar os tipos de processos educativos e suas metodologias para um ensinar de qualidade; o processo ensino-aprendizagem deve ser epistemológico nas relações afetivas, entre outros.
Mediante o expositivo acreditamos que a partir destes estudos levaremos inúmeras informações cabíveis para o sistema nacional, estadual, municipal e de entidades filantrópicas de ensino, como forma de somar conhecimentos científicos para a sociedade brasileira e em especial a amapaense.


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; MAHONEY, Abigail Alvarenga. Coleção Memória da Pedagogia. Viver Mente e Cérebro. Edição Especial n. 6, p.57.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

_____________. Conscientização ? teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez Moraes, 1979.
_____________. Pedagogia do oprimido . 28 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

______________. Pedagogia do oprimido . 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1975.

_____. Pedagogia do oprimido. 17 a ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1997.

FREUD, Anna. Le traitement psychanalytique des enfants . Paris: PUF, 1951.

____________; BURLINGHAM, Dorothy. Meninos sem lar . Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

FREUD, Sigmund. Obras completas . Rio de Janeiro: Imago, s/d.

____________. Obras Completas . Tradução direta do alemão por Luis Lopez-Ballesteros. Madrid: Biblioteca Nueva, 1995. In: Interés pedagógico / Spbre la Psicolgía del Colegial/ Análisis terminable e interminable . Retirado da Home Page do Professor Slomp .

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. SP, Martins Fontes, 1986.

SKINNER ; ROGERRS, Bill E.. Maneiras contrastantes de encarar a educação. 8 Ed. São Forisha, Frank Milhollan Paulo: Summus, 1978. 196 p. 9788532300355.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1991.