Autores:

Amanda Assunção Costa

Chia Hung Lin

Elizangela Dias de Oliveira Nascimento

Leonardo Garcia Barbosa

Viviane Pereira de Melo

INTRUDUÇÃO

O presente trabalho tem como propósito apresentar em quais aspectos a contabilidade acrescentará na atividade empresarial. Retratando o papel do contador, que é essencial para auxiliar a gerencia, pelo fato de oferecer informações que facilitam o conhecimento detalhado sobre o cenário da empresa.

No decorrer do trabalho, será citada a importância do contador perante a crise econômica existente no Brasil e de como ele pode colaborar para que uma empresa se torne mais competitiva. O contabilista dispõe do poder de fornecer dados precisos e confiáveis, com o objetivo de aumentar o desempenho e a tomada de decisões nas empresas, ajudando a evitar despesas que sejam desnecessárias, avaliando e utilizando essas informações para gerir e reinventar um negócio, participando também no processo de planejamento apresentando suas opiniões, reduzindo assim, os efeitos ocasionados pela crise.

Ao longo do trabalho também será citado sobre o novo perfil do contador, e como o conhecimento em outras áreas além da contabilidade pode atribuir para um melhor desempenho. Conjuntamente foi realizado o estudo de caso de uma empresa, para isto examinamos demonstrações financeiras, balanços patrimoniais, notas explicativas, e outras informações específicas.

CONTABILIDADE E ATIVIDADE EMPRESARIAL

Sabemos que o aumento do lucro e da participação do mercado é importante para as empresas e, para que isso tornar-se possível, é necessário que as empresas terem um bom organização, planejamento e competitividade. Assim, pode dizer que investir na contabilidade é imprescindível para as empresas se destacarem no mercado, em que hoje está na época de crise e que está mais exigente e competitivo com o passar do tempo. 

2.1. CONTABILIDADE NO CENÁRIO ATUAL

Para as empresas que desejam ter um bom desempenho no mercado, a contabilidade pode ajudar a empresa a alcançar essa meta por meio de facilitar a gerência, evitar os possíveis problemas futuros e, assim, tornar a empresa mais competitiva.

Isso porque, com a contabilidade de qualidade, os administradores podem conhecer melhor a situação da empresa, de forma clara e rápida, por meio de informações financeiras elaboradas pelos contadores, o que possibilita a tomada de decisão ou a elaboração de planos mais adequados pelos administradores e, consequentemente melhorando a competitividade da empresa.

Um dos exemplos mais fundamentais que mostra a importância da contabilidade para o conhecimento da empresa é a elaboração do balanço patrimonial. O motivo disso é que dentro dele existem muitas informações úteis que podem ser desde os mais evidentes, como a quantidade de dinheiro existente no caixa ou no banco em que a empresa pode usar até os menos evidentes, como a depreciação dos bens imobilizados e a PDD (Provisão para devedores duvidosos), que avisam os administradores sobre as perdas que, muitas vezes, passam despercebidas caso não existe os relatórios contábeis.

Assim, ao conhecer bem a situação da empresa com as ferramentas utilizadas na contabilidade, os administradores podem utilizar essas ferramentas como uma forma de feedback para organizar melhor a empresa. Por exemplo, por meio do controle de estoque de mercadoria, os administradores podem saber qual produto está menos vendido e, assim, reduzir sua encomenda com o fornecedor e evita o baixo lucro ou até prejuízo caso precise dar desconto para liquidar os produtos não vendidos. Por outro lado, esse mecanismo também ajuda a empresa a ganhar mais satisfação dos seus clientes, por meio de oferecer produtos que realmente atendem seu interesse, o que também contribui para aumentar a competitividade da empresa... 

[...]