RESUMO

 

O presente artigo visa contribuir na reflexão e discussão a cerca do papel do formador/tutor e das dimensões educativas, tecnológicas e comunicativas dos segmentos envolvidos no processo de organização do trabalho pedagógico.

Na atual conjuntura educacional, é visível as transformações ocorridas no contexto do trabalho pelo impacto das novas tecnologias da comunicação e informação. É nesse contexto que emerge a metodologia da EAD como ferramenta inovadora para a construção de novos rumos para o sistema de ensino e aprendizagem.

A finalidade maior deste artigo, é colocar o professor cursista para exercer o papel de protagonista e o formador/tutor como responsável pela mediação desse processo de aprendizagem.

Palavras Chave: Tutor, Mediador, Conhecimento

 

 

 

ABSTRACT

 

This article aims to contribute to the reflection and discussion about the role of the teacher / tutor and dimensions of educational, technological and communication of the segments involved in the organization of educational work.
In the current educational, is visible the changes occurring in the workplace by the impact of new communication technologies and information. In this context, the methodology of distance education emerges as a tool for building innovative new directions for the system of teaching and learning.
The main purpose of this paper is to put the teacher cursista to play the role of protagonist and the trainer / tutor responsible for mediating this process of learning.
Keywords: Teacher, Mediator, Knowledge

 

 

CONCEITO DE TUTOR E TUTORIA EM EAD

 

A própria palavra "tutor" remete no direito, a esse sentido de "amparo", "proteção". Sua função é "tutelar", que significa proteger o menor, cuidar, no sentido de manter a concentração do aluno, ou melhor, assegurar sua concentração, e tirar as dúvidas pertinentes ao momento protelado. Nesse sentido, ele precisa  garantir a plena autonomia dos alunos bem como conduzi-lo naquelas questões que eles tem dificuldades, ou mesmo no desenrolar das atividades e discussões. Orientar acho que é palavra chave, do papel do tutor.

O papel da tutoria em EAD deve ser um trabalho conjunto com o professor e alunos. Deve ser  contínuo, preocupar-se com o aluno cursista, o modo como eles desenvolvem seus trabalhos e como pensam a formação;  deverá identificar e estudar aquilo que é mais problemático do ponto de vista da aprendizagem dos alunos.

O trabalho de tutoria a distância requer do formador/tutor um leque de habilidades específicas para perceber e solucionar os problemas enfrentados pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

o Tutor tem a missão de  transformar o processo solitário de aprendizagem a distância em uma experiência que se projeta para além da dimensão técnica da construção do conhecimento. Interatividade é requisito essencial na Tutoria. Estar atento aos sinais de uma possível desmotivação do aluno que se afasta do fórum de discussão ou demora a postar as atividades nos prazos estabelecidos, dentre outros.

Além disso, o  tutor em EAD é constantemente desafiado à construção de novas maneiras de ensinar e aprender, através do uso de toda potencialidade que as tecnologias de informação e comunicação moderna podem oferecer.

 Espera-se que o tutoria seja de fato, uma atividade dinâmica, criativa, motivadora e que fortaleça o processo ensino aprendizagem na educação à distância. O tutor deve exercer papel de "animador",   mantendo contato constante com os alunos incentivando-os  e animandos a continuarem seus cursos/estudos . No entanto, é fundamental que o tutor tenha conhecimento específico referente ao conteúdo virtual e educativo proposto pelo curso, inclusive com a utilização de métodos ou estratégias pedagógicas contribuindo assim para a construção da aprendizagem de forma significativa. Ele é o mediador contribuindo para o dialogo, debate afim  de despertar nos alunos atitudes criticas e reflexivas.

 

 

PERFIL E NIVEIS DE ATUAÇÃO DO TUTOR

Considerando que, após o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação, foi dado um novo estímulo à educação à distância, e novas, formas alternativas de disseminação do conhecimento, foram oportunizadas por meio da internet.

A educação à distância, que antes se resumia a textos impressos, foi cedendo lugar para fontes eletrônicas e digitais de informação, trazendo possibilidades gigantescas para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do tutor/ professor, aluno e escola estão sendo rediscutidos e averiguados para fazer frente às mudanças que se impõem. A educação à distância por meio da Internet restabelece fundamentalmente o papel do tutor/professor que agora adquire posição diferenciada daquela conhecida outrora,  como sujeito central no processo de ensino e aprendizagem, assim, o seu papel precisa ser reelaborado.

Quando se utiliza a expressão tutor/professor, não está afirmando que ambos possuem papéis iguais, visto que o professor geralmente dispõe de um tempo maior com o aluno, ao contrário do tutor que geralmente tem um tempo determinado com o aluno/cusista, e por isso mesmo deve está apto a orientá-lo dentro de suas necessidades, haja vista que tudo acontece muito rápido no espaço on-line, e se as dúvidas dos alunos cursistas não forem dirimidas no momento que estes precisam, nunca se sabe, se haverá outro momento/tempo para isso.

Não obstante, um bom tutor assim como um bom professor deve promover a realização de atividades e apoiar sua resolução. Deve oferecer novas fontes de informação e favorecer sua compreensão, mediando com responsabilidade a aprendizagem dos aluno/cursistas. Visto que, tanto o docente no ambiente presencial, como o tutor na modalidade à distância deve ter o compromisso de propiciar uma aprendizagem significativa.

 

Daí a importância de refletirmos sobre o perfil do tutor, para atender as novas exigências do ensino em EAD. É essencial que ele seja um estudioso contínuo. Afinal, o tutor é um eterno aprendiz! Por isso ele precisa desenvolver sua competência leitura, fazer uso da pesquisa constante para desenvolver bem o papel frente aos alunos. Ele precisa desenvolver sua função gerencial, zelando pelas normas da EAD: sua função pedagógica, mediando os conhecimentos e instigando a participação interativas nas discussão e realização das atividades com eficiência e eficácia; sua competência técnica, fazendo uso das ferramentas tecnológicas que favorecem a produção de conhecimentos e social que se efetiva ao estabelecer as relações com harmonia, segurança, baseado na compreensão ,solidariedade e afetividade, como princípios e valores construtivos, Assim, terá condições de   desenvolver  suas ações, com vistas a motivar e causar um impacto positivo nos seus interlocutores, uma vez que ele utiliza as ferramentas disponíveis para expressar seus anseios, expectativas, elogios, angústias, preocupações de acordo com cada caso e cada situação. Para tanto precisa-se  ainda exercitar o seu bom senso nas colocações a fim de não soar como mero cobrador de atividades, mas colaborador no processo de formação e sua transposição na práxis de cada um. O tutor  passa a ter a responsabilidade de ser um estudioso na àrea das tecnologias aplicadas a formação on line com vistas a aproveitar ao máximo as ferramentas e mecanismos colocados a disposição para inserção do conhecimento a distância, contribuindo na desmistificação da qualidade formativa associada a pessoa, in loco, mas partindo do pressuposto de desenvolver a autonomia necessária ao indivíduo no sentido de o tornar disciplinado quanto a ótimização e utilização do tempo como aliados a formação humana conduzida de acordo com a realidade cotidiana de cada indivíduo

 

 

 

 

  

A FORMAÇÃO E O PAPEL DO TUTOR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

 

O tutor constitui um elemento dinâmico e essencial no processo ensino e aprendizagem, Ele tem a função atuar nas diversas situações programadas de orientação assistida  de educação a distancia, considerando que ele  tem a relação direta com os alunos, auxiliando-os na compreensão e na aproximação dos conhecimentos. Nesse sentido o tutor deverá orientá-los na utilização dos recursos disponibilizados tanto no ambiente virtual, quanto nos polos de apoio presencial. Assim, deverá oferecer aos estudantes os suportes cognitivos, metacognitivos, motivacional, afetivo e social para que estes apresentem um desempenho satisfatório ao longo do curso. Por isso, é importante que se estabeleça uma vinculação dialógica e um trabalho de parceria com, o professor/especialista e a equipe pedagógica. Isso valorizará a figura do tutor, garantirá a qualidade do ensino oferecido e servirá de exemplo aos alunos ao ver ser posto em prática o processo pedagógico  intencionalmente proposto.

Nesse contexto, o papel do tutor  é de motivar e mediar o conhecimento e a participação de seus alunos,  ser  presente no processo, relatando experiências, conferenciando, orientando leituras, pesquisas, compartilhando com os alunos estratégias de ensino, escolhendo com os alunos material de pesquisa, temas para debates no fórum, colaborando para a construção do conhecimento.

Considera-se que um bom tutor tem que ter psicologia e ética, maturidade emocional, empatia com os alunos, ter liderança, ser cordial, estar aberto ao diálogo, e saber ouvir o outro. O Tutor também precisa conhecer os seus cursistas, ser capaz de lidar com a diversidade, ou seja, saber lidar com o seu alunado que é um público heterogêneo. Além disso, precisa ter habilidade de otimizar  bem o seu tempo, ter o domínio da plataforma, das ferramentas disponíveis, das mídias agregadas, da comunicação verbal escrita (objetiva, clara, correta e precisa, apesar de coloquial e cautelosa, afetiva e adequada às diferentes situações e demandas)  que envolve o ato de ensinar e aprender em  ambiente on-line, ter domínio das tecnologias e propiciar espaços de interação e socialização entre o grupo.

 

 

A PRÁTICA DO TUTOR ENQUANTO MEDIADOR DOCONHECIMENTOS

 

O Plano Nacional de Educação 2001,  sinaliza através de metas a necessidade do uso de recursos como: televisão, vídeo, rádio e computador constituídos como importantes instrumentos pedagógicos auxiliares. Porém, ressaltar que estes não devem ser  totalmente substituídos, ou seja, deve haver também interação direta entre educador e educando.
Partindo deste pressuposto percebe-se a importância da discussão sobre a prática do tutor, bem como de suas ações focalizando para uma educação dialógica. Que pode ter como base as três dimensões básicas : acompanhamento, incentivo e didática, estes tidos como fundamentais para o ensino e a aprendizagem. Assim, o tutor assume importantes e diversas responsabilidades com o aprender, o estudar e o entender e estes passam a ser percebidos não mais como atos isolados e solitários.

segundo Litwin, 2001, as intervenções na prática do tutor na educação à distância podem ser divididas em três dimensões que são fundamentais que são:

Tempo – o tutor deverá ter a habilidade de aproveitar bem seu tempo, sempre escasso. Ao contrário do docente, o tutor não sabe se o aluno assistirá à próxima tutoria ou se voltará a entrar em contato para consultá-lo; por esse motivo aumentam o compromisso e o risco da sua tarefa.

Oportunidade – em uma situação presencial, o docente sabe que o aluno retornará; que caso este não encontre uma resposta que o satisfaça, perguntará de novo ao docente ou a seus colegas. Entretanto, o tutor não tem essa certeza. Tem de oferecer a resposta específica quando tem a oportunidade de fazer isso

Risco – aparece como conseqüência de privilegiar a dimensão tempo e de não aproveitar as oportunidades. O risco consiste em permitir que os alunos sigam com uma compreensão parcial, que pode se converter em uma construção errônea sem que o tutor tenha a oportunidade de adverti-lo. “O tutor deve aproveitar a oportunidade para o aprofundamento do tema e promover processos de reconstrução, começando por assinalar uma contradição”.

Como se percebe, nos ambientes virtuais de aprendizagem em EAD o tutor assume um papel fundamental para o sucesso do cursista e do curso, o tutor deve sempre estar fazendo uma análise do seu trabalho para re-planejar sempre que necessário de modo que atenda a todos da melhor forma possível.