Prática psicopedagógica: Instrumentos e métodos de intervenção

ANDREA ROSA DA SILVEIRA WALQUIRIA

É previsto na prática psicopedagógica a atuação em clínicas ? geralmente busca uma relação da história pessoal do sujeito com o seu tipo de aprendizagem, tem caráter terapêutico, contudo intervindo em ocasiões de problemas de aprendizagens que já se encontram instaladas ? e em instituições ? como por exemplo em escolas, instituições assistenciais, empresas, enfim é uma prática de atuação que apresenta um caráter preventivo tendo em vista minimizar possíveis quadros de insucessos.
Os principais limites da prática psicopedagógica no diálogo com o texto é no enfoque à atividade institucional preventiva onde os psicopedagogos podem encontrar barreiras na proposta de procedimentos de intervenção e avaliação. Neste sentido, a definição (ou falta de definição) do instrumental utilizando (os procedimentos diagnósticos para a intervenção) no exercício pscopedagógico institucional precisa ser refletido.
O trabalho psicopedagógico na clínica, apresentando, principalmente uma finalidade terapêutica, inferindo o resgate a saúde do aprender, não pode ser considerado só um procedimento terapêutico, mas também preventivo, pois segundo os estudos das autoras do texto, as práticas preventivas (na clínica) manifestam objetivos dos mais variados, tendo em vista que se busca evitar o aparecimento de problemas futuros e os que já estão instalados, evitar que estes problemas se agravem ou retardar o desenvolvimento dos mesmos, ou ainda minimizar a gravidade de outros transtornos.
Da mesma maneira, quando o psicopedagogo trabalha na análise institucional dentro de uma escola por exemplo, ou em outra instituição, estando atento ao funcionamento de toda a equipe, da hierarquia, das práticas profissionais, enfim, ele está atuando na psicopedagogia institucional, mas também tem que ter um "olhar clínico", e vale destacar que o psicopedagogo, tratando do sujeito, aplicando entrevistas, anamnese com pai / mãe, utilizando jogos, dinâmica, etc vai estar fazendo intervenção clínica dentro da instituição. Portanto, existe limites entre a psicopedagogia institucional e clínica, mas na prática profissional, a atuação em instituição precisa de um caráter clínico, e na clínica o caráter também preventivo trabalhado na instituição.
Assim, as possibilidades que vejo referente prática profissional é que, sabendo que a psicopedagogia é um trabalho integrado, por isso a importância da equipe multiprofissional, é relevante também a teorização da prática, é um modelo teórico baseado na pesquisa, investigação para intervenção psicopedagógica ? deve ser respaldados nos teóricos, por exemplo, Piaget, Vigotsky, enfim, consistindo inclusive em Ciência de Aplicação prática, a qual por meio do diagnóstico, o psicopedagogo vai utilizar métodos de intervenção com suporte em instrumentos psicopedagógicos: dinâmicas de grupo, brincadeira, banco de areia, jogos, desenhos, teatro, ou seja, a aplicação prática, onde o psicopedagogo "brinca de ensinar e a criança brinca de aprender".

Fonte: Perez, M.R; Oliveira, M.H.M.A. Psicopedagogia: limites e possibilidades a partir de relatos de profissionais. Ciências & Cognição 2007; Vol 12: 115-133. 15/10/2007 | ISSN 1806-5821 ? Publicado on line em 03 de dezembro de 2007.