INTRODUÇÃO

Este artigo tem por objetivo realizar uma visita na Praia central da Cidade de Guaratuba, onde, recentemente ouve avanço da maré ocasionando estragos do calçadão e prejuízos para o município.
Os avanços da maré na praia central provavelmente foram conseqüências de eventos extremos climáticos, o qual está relacionado com a disciplina de Climatologia, pois, segundo Pinto (2009), a climatologia histórica, dedicada, em especial, aos prognósticos de mudanças climáticas que se efetuam e estão acontecendo na atualidade, estas mudanças estão em evidencias em nosso Planeta, os alunos podem, através de pesquisas a partir do trabalho de campo com visitação no próprio local onde aconteceu o fenômeno, realizar estudo sobre este tema e confrontar com a realidade na Praia central de Guaratuba.
Conforme conteúdo abordado no livro didático onde diz sobre a escolha do local a ser visitado BOSETTI (2009 p. 39), afirma:
Este é apenas um exemplo do que o professor pode preparar em conjunto com os alunos antes da excursão. Se a intenção é aproveitamento total da paisagem, todos os dados obtidos passam a ter importância para o roteiro. Uma vez caracterizado o local de visitação em sala de aula, o aluno irá a campo preparado para observar in loco aquilo que aprendeu em teoria. Se o professor conseguir integrar os dados físicos e territoriais com os fatores humanos e sociais, então terá conseguido atingir o principal objetivo a ciência geográfica.
Segundo BOSETTI (2009 p. 24), a aula de campo proporciona melhor integração professor-aluno e aluno-professor, assim, torna mais fácil o processo de ensinoaprendizagem. Há interação real entre professor e aluno onde os conhecimentos são transmitidos de maneira passiva. Através desta aula esperamos conhecer os pontos turísticos do município de Guaratuba e sua influência na economia local e obter conhecimento dos eventos extremos na praia.