A praia do Campeche situa-se na Ilha de Florianópolis em Santa Catarina, entre a famosa praia da Joaquina e a praia do Morro das Pedras. As ondas são fortes e as direitas com ondulação sul são muito esperadas pelos surfistas. Antigamente as três praias possuíam o mesmo nome: praia do Mandu e a partir de 1860 a praia recebeu o nome da Ilha de Campeche.

A região passou por um processo de crescimento no ramo imobiliário nos últimos anos, com a grande busca por imóveis frente ao mar, apartamentos, casas em condomínio e etc. O desenvolvimento rápido da região trouxe alguns problemas de infraestrutura e mudou o perfil do bairro.

A praia é procurada por surfistas do mundo inteiro durante todo ano, buscando as conhecidas "direitas", que chegam a mais de um metro durante o inverno do hemisfério sul e além do surfe outros esportes têm lugar nesta praia, incluindo bodyboard, kytesurf, kayaking e footvoley. As baleias-francas costumam visitar a praia durante o inverno, que serve de berçário para a espécie.

Além de todas as maravilhas da praia, o local é um dos pontos comerciais de Florianópolis de intenso comércio e ótima infraestrutura para negociantes.