Fazendo a Obra de Deus

Fazendo a Obra de Deus

(Acompanhe esta leitura com a observação dos textos bíblicos).

Neemias era copeiro do rei, seu nome significa Jeová Consola, - O povo de Israel estivera exilado na Babilônia sob o reinado de Artaxerxes, o persa. Os que tinham voltado do exílio encontravam-se em aflição, miséria e vergonha. Neemias propõe-se então a restaurar a dignidade de Israel, através da reconstrução do muros.

Nos Versos 2-3 Neemias escuta um quadro de destruição e vergonha.

Nos Versos 4-6 e 11 Neemias vai ao lugar certo, à presença de Deus, confessa os pecados da nação de Israel, incluindo-se neste quadro pecaminoso e coloca o seu projeto (restaurar os muros de Jerusalém) debaixo da vontade do Pai.

É preciso observar a postura de Neemias: ele não apenas entra num período de Jejum e oração, mas sacrifica um importante posto, um cargo de altíssima relevância, de grande status para a época (copeiro do Rei).

Neemias nos ensina que o nosso andar com Cristo pressupõe não só uma mudança de crença, mas uma mudança de atitude, uma mudança de prioridades na nossa vida.

Uma vida de status social elevado é deixada de lado em favor da obra do Senhor. Aquilo que para muitos parece perda, para Neemias foi ganho porque ele colocou o seu coração nas coisas espirituais e não nas terrenas.

Assim também, o apóstolo Paulo, ao abandonar as regalias de pertencer ao Sinédrio judaico, um dia pôde dizer “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.

Novos passos na vida de Neemias:

Leia o Capítulo 2:

No Verso 15- Neemias reconhece-se a realidade difícil, com isso nos ensina que a fé cristã não nega a realidade, ela não e irresponsável, porém, não se deixa abater por ela. Não devemos agir como alienados que são inconseqüentes e, em nome da fé, mancham o nome do Evangelho com atitudes irresponsáveis.

    Portanto, devemos buscar no Senhor o momento certo para tomarmos decisões e partirmos para ações que devem ter sempre o propósito de glorificar a Deus.

No Verso 2:17-18 Neemias cusca cooperação com discernimento, expondo a realidade de dificuldades na caminhada, mas sempre com uma confiança clara no Senhor.

Todo o Capítulo 3 mostra o recrutamento das classes e demonstra a importância da organização na obra do Senhor.

    Volto a afirmar: a fé cristã não é irresponsável, ela não nega a realidade, mas a vence com sabedoria, prudência e confiança em Deus.

As Oposições

Neemias encontra oposição ao seu projeto, assim como todo aquele que se dispõe a fazer a obra de Deus encontra, mas vence a todas elas, nos dando lições importantes de como vencermos as barreiras que se impõe.

Alguns exemplos do que aconteceu com Neemias, como ele enfrentou e como ele superou:

-    O escárnio (2:19) deve ser vencido pela confiança em Deus (2:20).

Aqueles homens não eram judeus, não pertenciam ao povo de Deus. Isso mostra que o mundo sempre vai se levantar contra a obra do Senhor.

Muitos se queixam do fato de hoje se abrirem muitas igrejas e olham o Evangelho como um negócio a mais. Isso muitas vezes por culpa nossa mesmo, mas na maioria dos casos é porque os ímpios não se sentem bem quando confrontados com a luz.

- A ira e o desprezo dos inimigos (4:3) são vencidos pela oração e trabalho árduo (4:4-6).

- A conspiração (4:7-8) é vencida pela vigilância e oração (4:9), não devemos ficar de braços cruzados, devemos agir sob a orientação de Deus para nos asseguramos de que estamos seguros contra o inimigo..

- O desânimo dos amigos (4:10-12) é vencido com coragem constante (4:13-14) e Deus cumpre o seu propósito e sempre honra os eu servos (4:15).

A obra de Deus é o mais importante (6: 1-4) nunca perca isso de mente.

Resultado da caminhada: os muros são reconstruídos e os inimigos ficam perplexos (6:16).

Quando Deus vai à frente, nada pode resistir!