É um facto que a Internet tem um papel cada vez mais importante nas estratégias de Marketing. Assim, investir em publicidade online é, actualmente, uma prioridade para qualquer empresa ou marca. As campanhas de PPC (Pagamento por Click) são um dos modelos de publicidade online mais utilizados para atrair tráfego para uma página web. Neste modelo, o anunciante paga,através de uma Agência de PPC ou directamente aos motores de busca, para ter links patrocinados para determinadas palavras-chave. Para a gestão de campanhas com objectivos CPA (Custo por Aquisição ou Custo por Acção) e CPC (Custo por Click), a Agência de PPC pode escolher as plataformas mais utilizadas pelopúblico-alvo da estratégia. O Google Adwords, o Yahoo! e o FacebookAds são algumas das plataformas mais utilizadas do momento.

Uma Agência de PPC sabe como estruturar e definir as campanhas, além de definir e alcançar o público-alvo para obter resultados efectivos.

Uma Agência de PPC deve ser capaz de gerir a compra de links patrocinados nos motores de busca, optimizando o investimento e os resultados dos seus clientes. É importante encarar o PPC como uma estratégia de Marketing de resultados, cujo objectivo principal é melhorar o ROI (Retorno sobre o Investimento) do negócio do cliente.

Para garantir o melhor resultado na captação de novos clientes, é importante criar e desenvolver campanhas especificamente focadas em cada um dos diferentes mercados que constituem os públicos de diferentes localizações geográficas e de vários idiomas. Se a Agência de PPC tiver uma equipa experiente e multi-idiomas, então poderá oferecer campanhas mais efectivas e abrangentes.

É importante que em todo o processo de desenvolvimento das campanhas de PPC haja uma comunicação fluida e uma boa relação de colaboração entre a Agência de PPC e a empresa. Este tipo de parceria ajuda a agência a conhecer melhor o produto ou serviço a promover e o mercado alvo ao qual se dirige. É fundamental que a Agência de PPC e o cliente elaborem uma estratégia de palavras-chave baseada no tráfego e numa estratégia de licitação bem direccionada. Anúncios e landingpagesdevem ser optimizadas e as análises da evolução da campanha são essenciais para conseguir bons resultados.