Potencial de aquecimento global?

O que seria o potencial de aquecimento global?

O potencial de aquecimento global foi criado pelo Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC) para comparar a capacidade de retençao de calor de diferentes gases do efeito estufa. Isso é feito tomando-se como referencial o potencial de aquecimento global do dióxido de carbono (CO2)definido como igual a 1.

Você, talvez, tenha ouvido falar que o potencial de aquecimento global do gás óxido nitroso (N2O) é igual a 296 no horizonte de tempo de 100 anos. Isso significa que se a mesma massa de N2O e CO2 forem inseridas na atmosfera, o N2O reterá 296 vezes mais calor que o CO2.

O potencial de aquecimento global é calculado para um intervalo de tempo específico que deve ser explicitamente declarado.  Isso ocorre porque seu cálculo é feito levando em consideração não apenas a capacidade de retenção de calor de um dado gás, mas também ao tempo que cada molécula dele permanece na atmosfera. Por exemplo, estima-se que o N2O leve cerca de 100 anos para ter a quantidade adicionada na atmosfera reduzida pela metade. Ao calcular o potencial de aquecimento global em um horizonte de 20 e 100 anos, nota-se que para 20 anos, praticamente todo o N2O adicionado permanece na atmosfera. Já para 100 anos, embora o horizonte de tempo seja maior, já há uma diminuição da quantidade do gás. Por isso,  o cálculo deve considerar, obrigatoriamente, o horizonte de tempo.

Preparado a partir de:

YU, K.; FAULKNER, S.P.; BALDWIN, M.J. Effect of hydrological conditions on nitrous oxide, methane, and carbon dioxide dynamics in a bottomland hardwood forest and its implications for soil carbon sequestration. Global Change Biology, v.14, p.798-812, 2008.