A palavra de Deus nos orienta a buscarmos os dons espirituais, os quais são capacidades que Deus concede àqueles que o buscam e se colocam à disposição para serem usados. Esses dons são de Deus para os homens, que são concedidos para um fim proveitoso.
O assunto de nossa abordagem, portanto, é sobre o fruto do Espírito que é um conjunto de características do genuíno cristão, que serão o sinal visível de que há uma nova natureza incutida em sua vida, a natureza de Cristo. Esse fruto é do homem para Deus, ou seja, é gerado na medida que o homem busca um progresso na fé e obediência a Deus.
Certa feita Jesus assegurou: pelos frutos os conhecereis. Aquilo que o homem produz o identificará com o que afirma de si próprio, ou irá desmascarar se tal homem apresenta um discurso e age de forma contrária. A identidade do verdadeiro o cristão é revelada quando apresenta o bom e perfeito fruto do Espírito.
Existem muitas pessoas que foram ou são verdadeiras potências nas mãos de Deus, são portadores dos mais belos dons, e o demonstram em sua plena força, operam prodígios em nome de Jesus, porém não possuem controle sobre seus impulsos e emoções, podemos citar, por exemplo, Sansão.Homem de grande valentia e força oriundos de uma promessa, mas juntamente com o cumprimento dessa promessa cabia a Sansão se manter separado, ele deveria observar certos preceitos que o colocaria no centro da vontade de Deus.
Sansão era datado de uma força sobrenatural, era uma verdadeira potência nas mãos de Deus, tanto é que foi um instrumento de Deus para combater contra os "Filisteus", era o exército de um homem só, mas não tinha controle, acabou por desprezar o voto de nazireu e tocou em animal morto, e se enveredou pelos caminhos da paixão e brincou quando deveria manter-se sério. Apesar de ter cumprido com o seu papel líder de uma nação sendo incluso no rol dos homens que fizeram a diferença na história de Israel restou também o relato de sua triste história de um homem sem controle.
O que podemos concluir é que um dos deveres do cristão é buscar com zelo os melhores dons para sermos usados por Deus da maneira como ele quer, mas devemos desenvolver o fruto do Espírito para glorificarmos a Deus com o nosso autocontrole e não sermos objeto de escândalo e nem exemplo negativo de conduta. Se não tivermos essa disciplina acabaremos dando lugar à carne cedendo aos impulsos incontidos que tanto nos afastam de Deus. Conhecemos homens e mulheres que são uma bênção só no altar, em outros ambientes são descontrolados, não são amáveis, não sabem dialogar, são desequilibrados, amantes dos prazeres, Devemos ser exemplo no altar, mas devemos vivenciar aquilo que pregamos e fazermos o possível para nos mantermos íntegros e irrepreensíveis até a vinda do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Pastor Jezias Ferreira