A divulgação do censo 2010 do IBGE1, dando conta do aumento bastante expressivo dos evangélicos sem igreja determinada, bem como opiniões esparsas que venho ouvindo de amigos, conhecidos, e até celebridades, como a colocada pelo jogador Kaká2 e sua esposa3 dentre outros, tem me levado a refletir sobre a seguinte situação: posso ser um cristão sem igreja4? Para alguns, Jesus não tinha religião, não “congregava”, então por que devo congregar ou pertencer a uma igreja?
O evangelho é simples. Não é superficial! Muitos na tentativa de agradar a todos acabam flexibilizando sua mensagem, se esquecendo que ela, por mais que seja simples, é profunda. E sua profundidade pode admitir nuances de interpretações, mas a sua simplicidade admite somente uma verdade: a revelada na Bíblia.
São claros os ensinamentos bíblicos a respeito do ajuntamento que a igreja deve realizar para adorar ao Senhor e prestar culto a Ele. O culto é bíblico, a celebração em comum é bíblica, o templo é bíblico. Cristo não somente freqüentava o templo, como ensinava naquele lugar, ao irar-se com alguns que faziam comércio no templo, declarou sobre ele: “A minha casa será chamada casa de oração”.
É impossível dissociar o ministério de Jesus de algum ajuntamento. Em diversas passagens bíblicas, se lê nos evangelhos a respeito da multidão que seguia Jesus e é claro, Jesus não era pastor somente no templo, mas ensinou multidões, fez discípulos e em momento algum desprezou o templo, ao contrário irou-se por alguns que o transformaram em casa de negócios, “covil de ladrões”.
Decerto, uma de suas últimas mensagens foi exatamente “congregai”, quando disse “ficai em Jerusálem, até que do alto sejam revestidos do poder”. E não se confunda a necessidade de existência da congregação (lugar onde algumas pessoas irão se reunir para congregar – unir-se em torno de um interesse comum) com falta de mobilidade, desnecessidade de ir, de fazer missões. Um não anula o outro. O missionário não apenas prega, também implanta igrejas, como fez Paulo.
Paulo aliás, um dos mais iminentes evangelistas da Bíblia, mesmo que por diversas vezes repreendesse aos cristão sobre as divisões e práticas indevidas na igreja, nunca aconselhou que a solução do problema é que existissem “cristãos independentes”, sem igreja alguma. Ao contrário, em sua carta aos efésios, alertando os cristãos sobre a importância se manter a unidade da fé, Paulo enfatiza que não devemos ser como “meninos inconstantes, levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina”.
Para Tiago também, a existência de cristão sem comunidade era impensável, até por isso recomendou aos crentes: “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sejam sarados”.
Por fim, o autor da carta aos hebreus, muito claramente expressa:
“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:23-25
Não existe fundamento para “cristianismo independente”, a Bíblia em momento algum legitima o “cristão que não vai a igreja”. Igrejas, enquanto denominações são formadas por pessoas e enquanto assim formadas estarão sujeitas a erros e incoerências, mas isso por si só não dá legitimidade a ninguém para se sentir acima de tudo isto ao ponto de não precisar da igreja.
A prática de tentar ser um cristão independente vai contra diversos postulados da fé cristã, entre eles a própria distribuição de “dons” feita por Deus, que segundo o apóstolo Paulo destinou uns para doutores, outros para apóstolos, outros para mestres, etc. Ora, não há doutor sem aluno, não há pastor sem ovelha, não há mestre sem aluno. Não há relacionamento cristão sem comunidade e não há comunidade sem reunião.
É fato, a noção de evangelho cristão é indissociável da noção de igreja. Podem existir cristãos de muitas igrejas, mas nunca existirá uma igreja de um cristão só.

Davi Lucas Bois
Membro da Igreja Batista Getsemani

1 Os dados do censo 2010 realizado pelo IBGE podem ser encontrados no link: ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Caracteristicas_Gerais_Religiao_Deficiencia/tab1_4.pdf e revelam um aumento substancial dos chamados “evangélicos não determinados”, que disseram não pertencer a nenhuma igreja ou deram respostas genéricas à pergunta feita pelo IBGE, apesar de se declararem evangélicos. Informações a respeito da pesquisa também foram publicadas no jornal Folha de São Paulo, edição de 30/06/2012, pág. A16.
2 Em entrevista concedida ao jornalista Jorge Kajuru, Kaká fez a seguinte colocação: “Igreja, instituição, não faço parte hoje de nenhuma”, disponível no link,http://www.youtube.com/watch?v=2n2-qm05ijg&feature=related
3 Já Carol Celico, esposa do jogador Kaká, em entrevista ao Programa do Jô, declarou “Minha igreja é minha casa”, disponível no link: http://www.youtube.com/watch?feature=fvwrel&v=3n0V-Zm9wvQ&NR=1
4 É bom esclarecer que utilizo aqui a expressão igreja como sinônimo de ajuntamento de pessoas, instituição, formalizada ou não, desde que haja uma mínima organização, fundamentada na Bíblia. Não é dada a expressão igreja, nesse texto a acepção de “igreja universal”, formada por todos aqueles que fazem parte da família de Deus.