-Você pode me dar um desconto?

-Posso não.

-Será que esse modelo se adapta ao modelo antigo?

-Da certo não!

-Vocês entregam se eu comprar 50 unidades?

- Meu Chefe não deixa não!

Leitores. Uma das atitudes que mais causa prejuízo dentro de uma empresa é a falta de iniciativa de alguns colaboradores apesar das empresas investirem em treinamento principalmente na área de vendas, de executivos a auxiliares, com palestras, livros e outras técnicas motivacionais porem a equipe não correspondem a todo esforço feito em torno do conhecimento.

Esse investimento esta sendo em vão? Talvez não! O problema pode estar no tipo de liderança exercida por alguns chefes.

Dependendo do tipo de liderança exercida, os colaboradores se sentem presos, sem motivação para tentarem algo novo, ou seja, não buscam inovar com medo das possíveis consequências que um erro pode trazer.
Esse estilo de liderança chama-se Autocrática onde o líder é focado apenas nas tarefas ele toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos colaboradores determinado as técnicas para a execução das tarefas, e o que cada um deve fazer.

Um dos maiores exemplos que podemos dar é um vendedor ou recepcionista que quando um cliente chega à loja ou faz contato com a empresa e pergunta alguma informação adicional como se da para fazer um desconto ou se a entrega pode ser mais rápida eles simplesmente começam a discursar um modelo pré-definido coisas do tipo , "Sinto muito é norma da empresa" ou "Esse é ultimo preço" ou o mais cruel simplesmente fecham a cara e dão a conversa como encerrada, tudo isso porque não quer levar a proposta para o chefe com medo de represálias vindo de um chefe autocrático.

Esse vendedor, recepcionista e chefe certamente já passaram por treinamentos e mesmo assim continuam com esse tipo de atitude que traz prejuízo para toda a empresa.

O vendedor perde a venda, não ganha comissão.

A recepcionista não atende, pode perder o emprego.

O Chefe não quer ouvir, não bate metas, culpa a equipe e o mercado e a empresa fecha.

Por isso vamos sempre usar a comunicação e iniciativa quando estamos trabalhando, porque atitudes como vimos podem matar a empresa aos poucos, as empresas treinam, seja ela pequena ou grande , porem o que falta muitas vezes é iniciativa para tentar o novo, o diferente. Quantas oportunidades você perdeu essa semana? Vamos refletir sobre isso!

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e escritor da web, http://twitter.com/falandodegest ).