Para Piaget a Epistemologia Genética é o estudo da origem do conhecimento e que o concebe como um processo, no qual o sujeito aprende na relação que tem com o objeto, sendo ele o sujeito que estrutura seu desenvolvimento cognitivo. É uma teoria que se opõe ao inatismo e ao empirismo. Desta forma, o conhecimento é construído a partir da relação do sujeito com o objeto.

Em seus estudos Piaget elabora as provas piagetianas, o objetivo de Piaget é que por meio da aplicação das provas operatórias, se tenha condições de conhecer o funcionamento e o desenvolvimento das funções lógicas do sujeito, permitindo investigar o nível cognitivo em que a criança se encontra e se há defasagem em relação à idade cronológica, que configura um obstáculo epistêmico. Ou seja, observar como a criança aprende. Para que dessa forma seja possível fazer a elaboração de uma sólida teoria do desenvolvimento. As provas piagetianas têm como objetivo avaliar as noções de tempo, número, causalidade, conservação, entre outros.

Com isso, podemos avaliar as respostas obtidas em níveis e diante das leituras percebemos que um fator importante é reconhecermos a relevância do processo como um todo, explorando ao máximo as possibilidades não se atendo somente as primeiras respostas, devemos buscar a resposta verdadeira com questionamentos eficazes e direcionados.

Segundo esses estudos, devemos avaliar a formação dos conceitos analisando a idade cognitiva e levando em consideração os fatores sócio-culturais que influenciam nos aspectos da idade cronológica do aprendiz.

Dessa forma, percebemos que o psicopedagogo pode aplicar essas provas pois o diagnóstico psicopedagógico pode inclusive ser realizado na sala aula, pelo professor e pelo Psicopedagogo, conjuntamente.

No entanto, não é essa realidade que se conhece, mas sim o distanciamento aluno-professor, que acaba rotulando o aluno e o encaminhando para diversos profissionais. Contudo, se sobressai ainda o papel do psicopedagogo por ser o profissional mais indicado para realizar esse diagnóstico.

Sendo assim, entenda-se por diagnóstico psicopedagógico, o processo que permite investigar, levantar hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas ao longo do processo de investigação das possibilidades e limites cognitivos das crianças, no caso do diagnóstico que tem como referência a teoria de Jean Piaget, a fim de identificar a presença ou não de desvios e obstáculos básicos das suas aprendizagens.

REFERÊNCIAS

http://psicopedagogiaonlineparatodos.blogspot.com.br/2015/06/provas-operatorias-de-jean-piaget.html.Acesso em 18/11/2017.

http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd13_barbara_santos.pdf. Acesso em 18/11/2017.

http://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-eficacia-das-provas-operatorias-como-ferramenta-para-uma-avaliacao-cognitiva.htm. Acesso em 18/11/2017.