POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

                                                                      Iraci Nascimento de Oliveira Rocha

O objetivo deste artigo é discutir possibilidades e limites da educação à distância, via Internet, como oportunidade de formação e sua contribuição no sistema educacional, assim como verificar o conceito de sua utilização, promovendo a qualificação, o aperfeiçoamento técnico e profissional, a democratização do ensino, e ainda a satisfação pessoal daqueles que utilizam ao ensino à distância na Instituição UAB de Alto Araguaia – MT a qual oferece vários cursos a distancia.

Para começar este artigo precisamos saber o que é Educação a Distância? O que diferencia a modalidade Presencial e a Distância?  E de que maneira ela funciona?

Respondendo essas questões pesquisamos vários autores sobre o assunto.  E diante disso percebemos que a EAD é uma alternativa pedagógica de grande alcance e que deve utilizar e incorporar as novas tecnologias como meio para alcançar os objetivos das práticas educativas implementadas para atender o conhecimento, por tanto a Educação a Distância é uma modalidade de ensino/aprendizagem, em que o aluno/professor está afastado no espaço e do tempo e assim unindo a aprendizagem, mas separando os corpos.

Segundo a realidade educacional contemporânea, o desenvolvimento das pessoas não pode ficar restringido às novas reivindicações de uma educação durável, a Educação a Distância tem surgido como indicação prioritária no discurso das Políticas Públicas para pessoas que já passou do tempo com a idade de acordo com a escolaridade.

Percebe-se que a Educação a Distancia estende para o mundo todo cursos com suficientes encontros presenciais. Atualmente esta modalidade de ensino revela-se tão ativo quão a presencial, aonde a preocupação com grande desconfiança já foi separado por muitas pessoas, mas hoje em dia ainda tem alguma pessoa que tem certo tipo de preconceito com essa modalidade EAD, uma vez que os progressos tecnológicos transporta o aumento de procura por cursos na modalidade a distancia, e os tutores envolvidos nesta modalidade precisam estar habilitados para trabalharem em uma instituição na modalidade a distancia.

Compreende-se que a modalidade a EAD, não veio com o intuito de substituir a educação presencial, porem a presencial também precisa de profissionais vinculados à área Educativa, deste modo consecutivamente existirá serviços para profissionais da educação, não vai deixar de empregar pessoas licenciadas por ser modalidade a distancia, percebemos que tem campo de trabalho para aqueles que buscam aprender e se habilitam na área da educação.

Entende-se que a Educação a Distancia esta incluída a alguma pessoa, em algum lugar e um momento, o ingresso ao conhecimento, por ser uma modalidade de aprendizagem em que a comunicação e a construção de conhecimentos podem advir com a participação de pessoas em lugares e horas diferentes. São indispensáveis tecnologias como Internet para a conexão entre elas através de ambientes virtuais usando AVA e plataformas com tutores, buscando acatar as necessidades de pedagogia que se amplia através de inovações diante de ensino/aprendizagem, e aluno/professor.

Com o uso das várias tecnologias existente como a internet fica mais simples na publicação e processo de ensino dos cursos na modalidade a distancia. Atualmente, a maior parte das pessoas tem acesso à internet e aproveita como instrumento essencial de trabalho, com a revelação das tecnologias diminuiu os problemas que as pessoas tinham para estudar e se interagir na sociedade.

Tratando de tecnologia, os tutores precisam ser habilitados de forma especifica para ensinar por que os alunos na altura do “campeonato” ainda tem muita dificuldade com o mundo virtual, e na época presente, existe um nível de desemprego e uma carência de qualificações espantosa. A EAD surgiu com intuito de tentar amenizar esse problema levando cursos facilitando a vida de muitos cidadãos que não tiveram oportunidades no passado.

O curso EAD vem acolhendo às demandas crescentes por formação e práticas profissionais, perante a condição financeira que monopolizam os países em desenvolvimento, oferecendo oportunidades para quem quer realmente acompanhar esse desenvolvimento virtual mundial.

Incumbirá ao tutor empregar métodos para dar significação de táticas adequadas a procedimento de Educação a Distância e ao uso das tecnologias, conforme as  precisões de uma enorme clientela de jovens e adultos que por diferentes pretextos não puderam cursar a educação presencial tendo que  trabalhar para manter a família, problema com condução por morar na zona rural e aqueles que não tiveram acesso a Educação na idade certa.

Com a modalidade EAD, o aluno define o seu lugar e tempo adequado para se concentrar ao estudo, que não necessita ser o mesmo do professor, permitindo-se uma  conexão com o estudo tenho a participação do professor mesmo não estando  em contato físico.

A Educação a Distância é uma conjunção de métodos, artifícios e portas, para uma população estudantil para que possam adquirir qualificações a qualquer nível, no entanto o aluno tem que perceber e desejar obter a aprendizagem indispensável para o desenvolvimento na sociedade tanto na vida de estudante como profissional.

Com certeza a EAD, enquanto método educativo é comprometedor com os procedimentos de liberdade do homem em rumo a uma sociedade mais digna, solidária e social, dando um grande passo para a democratização do conhecimento intelectual. Mas no meio de muitos alunos que busca conhecimento já outros buscam apenas um diploma. Isso ainda persistirá por longo período.

Deparamos com uma valorização gratificante nos cursos a distância no mercado de trabalho, pois que as empresas têm confiança no aluno que consegue se aperfeiçoar em algum tipo de curso EAD tendo mais compromisso, dando mais importância a seus estudos e o seu lado profissional.

Referencias Bibliográfica

ROCHA, O.N. Iraci, Várias maneiras de avaliação na educação de jovens e adultos no domínio escolar. Alto Araguaia – MT 2015