POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS.

Integração das Tecnologias no Contexto da Sala de Aula
Altina Costa Magalhães

No cotidiano de crianças, adolescentes e jovens a importância das tecnologias midiáticas é notável, pois são fontes de informação sobre tudo que ocorre no planeta, por isso devem ser aliadas ao processo educacional como instrumentos de aprendizagem, visto que, sugerem mudanças significativas ao individuo e à sociedade.
Integrar as mídias ao contexto da sala de aula requer que a escola mobilize seu corpo docente a se preparar para o uso eficiente do laboratório de informática na sua pratica diária de ensino-aprendizagem. O corpo docente para atender as exigências da implantação dos recursos educacionais disponíveis na mídia em sua pratica educacional precisa conhecer a linguagem, as especificidades e os modos de utilização de cada mídia e o que cada tipo de mídia pode oferecer ao processo educacional. Precisa saber quando, como e porque utilizá-la. A mídia não é a salvadora do processo e o uso que dela se faz pode ser maléfico ou benéfico. O profissional da educação precisa perceber a necessidade de educar-se continuamente para acompanhar a dinâmica da atualidade, precisa adquirir senso critico e consciência na apropriação de seus interesses profissionais, para que possa situar-se, avaliar e planejar sua aplicação em aula.
Assim visto, deve o professor apresentar neste contexto disposição para estudar, capacidade para ousar, quebrando com as amarras do tradicionalismo e buscar parceria com os educandos e outros educadores, na busca por soluções e construções. A apropriação da utilização das tecnologias por educandos e educadores levará os mesmos a conhecer as experiências de uso já existente, e poderá gerar novas possibilidades de sua utilização em todas as áreas e níveis do conhecimento. É só investir que com certeza muitos paradigmas serão quebrados.