POSSIBILIDADES DE EFETIVA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS.

Jeovane Soares Rodrigues1

Márcia Regina Silva Rodrigues

Assumir o uso das tecnologias é, hoje mais do que nunca, uma das condições indispensáveis para que o indivíduo saia do anonimato e seja reconhecido como “cidadão do futuro” de certa forma. O ambiente virtual possibilita uma relação da pessoa (com várias pessoas) com o ambiente sociocultural. Diante disso, cabe à escola cumprir o papel de garantir a todos os alunos o acesso aos saberes necessários para aprendizagem efetiva. Outro ponto importante que favorece o uso dos ambientes virtuais no cotidiano escolar é a redução da distância física entre aluno e professor. O processo de aprendizagem se torna mais tenaz. Ao utilizar os ambientes virtuais, podemos ampliar o tempo que dispomos com os alunos para a aprendizagem e o tempo que os alunos usam para aperfeiçoar por mais tempo a aprendizagem. Vários autores afirmam como Mendonça e Levy, que ainda a possibilidade do armazenamento, distribuição e acesso às informações independemente do local onde estejam situados professor e alunos. Isso significa que o professor poderá oferecer tarefas e motivar o grupo de alunos por meio das tecnologias de aprendizagem oferecidas. Em concordância com Pereira (2007), o avanço e o desenvolvimento tecnológico impulsionaram e estão transformando a maneira de ensinar e aprender. Além disso, o intenso ritmo do mundo globalizado e a complexidade crescente de tarefas que envolvem informação e tecnologia fazem com que o processo educativo não possa ser considerado uma atividade primordial. Dessa forma, afirma-se que a demanda educativa deixou de ser exclusivamente de uma faixa etária que frequenta as escolas para ser necessidade do público em geral que necessitam estar continuamente atualizados para competitivo mundo do trabalho. Para finalizar, um dos motivos são os processos de construção de conhecimento, segundo (SANTANA, 2009) que o desenvolvimento cognitivo dos seres humanos é um grande labirinto, complexo, no qual necessitamos constantemente de elementos mediadores
1 Pós-Graduandos em Especialização Educação a Distância pela UNEB-BA, Polo UAB de Brumado-BA. Texto
Crítico a ser avaliado pela professora Rita Rapold, componente curricular Psicologia Ecológica (PE). para compreender o processo de construção de novas funções cognitivas. Nesta perspectiva precisamos estar atento as mudanças, e nos informatizar e socializa com visões sócias - construtivista, deixando nos interagir e fazer parte do processo de construção do conhecimento, através do uso de signos e de instrumentos como atividade mediada de forma colaborativa e coletiva.
REFERÊNCIAS SANTANA, Camila; ALVES. Psicologia ecológica: especialização em EAD. UNEB/NEAD, 2009. PEREIRA, C. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2007.