INSTITUTO MACAPAENSE DE MELHOR ENSINO SUPERIOR

ELIANA MONTEIRO DE SOUZA
KATIANE OLIVEIRA DOS SANTOS
LUCIRENE MIRANDA DE ALMEIDA
SUANA SILVEIRA DA CONCEIÇÃO
YANA KAREN B. ALVES







O QUE É POSITIVISMO?












MACAPÁ
2010
ELIANA MONTEIRO DE SOUZA
KATIANE OLIVEIRA DOS SANTOS
LUCIRENE MIRANDA DE ALMEIDA
SUANA SILVEIRA DA CONCEIÇÃO
YANA KAREN B. ALVES








O QUE É POSITIVISMO?






Trabalho apresentado à disciplina História do Serviço Social, como requisito avaliativo do curso de Serviço social Orientado pela prof. Alice Ribeiro do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior- IMMES.





MACAPÁ
2010
ELIANA MONTEIRO DE SOUZA
KATIANE OLIVEIRA DOS SANTOS
LUCIRENE MIRANDA DE ALMEIDA
SUANA SILVEIRA DA CONCEIÇÃO
YANA KAREN B. ALVES





O QUE É POSITIVISMO?




Trabalho apresentado à disciplina História do Serviço Social, como requisito avaliativo do curso de Serviço social Orientado pela prof. Alice Ribeiro do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior- IMMES



Avaliado por:
_________________________________
Prof. Alice Ribeiro
Nota:_________________________

Data:______/______/______


























??NÃO SE PODE PENSAR SEMPRE, MAS SE PODE AMAR SEMPRE.??
( Augusto Comte)

O que e Positivismo?

O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX, os principais idealizadores do Positivismo foram os pensadores Auguste Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e chegou ao Brasil no século XX.
O Positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
Para o Positivismo é correto afirmar que uma teoria é verdadeira se a mesma foi comprovada cientificamente, os Positivistas não consideram os conhecimentos ligados a crença, ou qualquer outro que não possa ser provado pela ciência.
Para esses pensadores o progresso da humanidade depende exclusivamente da ciência. O Positivismo teve muita influência na literatura brasileira, influenciou os escritores naturalistas Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.
O positivismo é seguido por duas escolas : a francesa de Littré e Taine, e a inglesa de Spencer e Stuart Mill .
O pensamento positivista passa a sofrer influência da biologia, a sociedade é comparada em estrutura e funções á vida orgânica. A sociedade e o Estado são comparados a um produto orgânico é como um órgão dentro da estrutura social.
É através dessa visão orgânica do Estado, somada ao individualismo liberal que predomina em seu tempo, que Herbert Spencer irá lançar as bases do evolucionismo social, através de suas obras fundamentais: Princípios de sociologia ,em três volumes (1853-1896),Primeiros princípios(1860-1862), Estática social(1851) e O homem contra o Estado(1884).
A partir da publicação de Estática Social Spencer começou a defender o individualismo extremo, irá florescer plenamente em O homem contra o Estado. Esta obra representa uma das declarações mais positivista que já fizeram sobre a doutrina do laissez-faire extremado

Os Fundamentos do Positivismo

O método de trabalho utilizado pelos positivistas é o método histórico genérico indutivo pois observam os fatos que escaparam da observação direta, mas que a experiência verificou.
O método geral do raciocínio, provém da união de todos os métodos (dedução, observação, experiência etc.) que é o método subjetivo que combina a lógica o dos sentimentos, imagens e dos sinais.
Para fundamentar a corrente filosófica Comte parte do princípio que é no estado positivo que o espírito humano reconhece que é incapaz de obter respostas absolutas, assim ele deixa de indagar a origem do universo e a conhecer as causas dos fenômenos naturais e passa a usar unicamente o raciocínio e à observar as leis.
No Positivismo Comte admite uma lei fundamental que recebe o nome de leis dos três estados, ou modo de pensar, que é a base de sua explicação da História:
? O estado Teológico-fictício: que tem diferentes fases (fetichismo, politeísmo e monoteísmo) diz que o espírito humano explica os fenômenos por meios sobrenaturais.
? O estado metafísico-abstrato: diz que os fenômenos são explicados por meios de forças ocultas.
? O estado Positivo-científico: é onde se explica tudo através da ciência. É onde o espírito humano encontra a ciência e já pode descansar.

Os positivistas só reconhecem as ciências que tratam dos fatos e das suas leis. A doutrina positivista pode ser considerada em quatro aspecto:
? Psicológica: ele considera a alma (espírito) o pensamento humano.
? Ontológico: nega as causas eficientes e finais ela só reconhece o que é relativo, útil.
? Sociológico: divide os poderes sociais em material, intelectual e moral.
? Religioso: para Comte a humanidade era o grande ser, a religião positiva tem uma fórmula dividida em moral e estética(viver para outrem) e científica( ordem e progresso).

O positivismo não aceita a divisão das classes sociais acha que na sociedade há os dirigentes e os dirigidos. Os dirigentes são os mais capazes, isto é, aqueles que influem na educação e na cultura da espécie humana são: engenheiros, advogados, cientistas, jornalistas, professores etc.
Para Comte a sociedade evolui de forma incompatível com a revolução violenta. Na política positiva não se reconhece nenhum direito a não ser o de cumprir o dever. A sociedade reflete os vários estados da vida de um homem, pois o homem é incapaz de mudar assim como a sociedade.
O positivismo surgiu do progressismo baseado no desenvolvimento da ciência que dominou todo século XIX, com o objetivo de aproveitar o progresso. Como doutrina e método o Positivismo enfrenta a sociedade individualista e liberal através da ordem e do progresso que era a fonte principal do progresso.
Para Comte a noção de direito deveria não existir pois o Positivismo não admite direito individual, somente o coletivo o direito de todos para com todos. Pois o homem no Positivismo não existe na sociedade científica como um indivíduo mais como membro de outros grupos como: familiar e o político
No Positivismo não há lugar para a liberdade de consciência, não existe soberania popular na política, pois a sua forma de governo é a ditadura, Comte adota o princípio da força como fundamento de governo.

REFERÊNCIAS

pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo

www.mundodosfilosofos.com.br/comte.htm