Escola de Viena: Positivismo Lógico.

 O Círculo de Viena foi Fundado em 1920 por um grupo de cientistas lógicos da ciência, liderados principalmente por Rudolf Carnap entre outros, Otto Neurath, Moritz Schlick,  Hans Hahn.

Todos influenciados por Einstein, Russel e Wittgenstein, considerados os grandes representantes da ciência atual.

Os filósofos do Viena representam o movimento filosófico denominado de positivismo lógico ou empirismo.

Com efeito, de acordo com o positivismo lógico, o saber científico não pode trabalhar com acepções vazias o que é entendido por questões metafísicas.

Toda hipótese deve ser considerada na perspectiva’ da sua análise sendo naturalmente submetida ao critério da verificação.

  Etimologicamente compreendida pelo  critério da verificabilidade, posterior acepção contestada pelo grande filósofo e físico Karl Popper, o princípio da falseabilidade.

Desse modo, em sintonia com o positivismo de Viena, a verdade cientificamente só pode ser comprovada pelo método empírico.

Portanto, não existe saber a priori, sendo que as proposições sintéticas só podem ser comprovadas pela experiência.   

Não existe o saber apriorístico, conforme entende a fenomenologia representativa, as leis positivas são sempre a posteriori,  depende exclusivamente da experiência.

Tal mecanismo de fundamental importância às convenções necessárias no uso indispensável segundo a Escola de Viena, tendo a linguagem como objeto clarificador das exposições hipotéticas em suas verificações.

 

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.