Este portfólio tem como principal objetivo relatar o processo de aprendizagem sobre a disciplina Psicologia da Educação, ministrado no quinto período, pelo professor Vinícius de Alencar Vieira. O Guia de estudos está dividido em quatro unidades com textos de suma importancia de facil compreensão e recomenda pesquisas através de outras biografias.
Ao termino da leitura foi possível perceber que as dificuldades encontradas são devido a fatos externos, porem estive sempre confiante, para sanar eventuais dificuldades, realizei pesquisas no site da FINOM, através do caderno de aprendizagem vitual.
A disciplina Psicologia da Educação despertou a curiosidade e o interesse sobre a psicologia. Sigo rigorosamente o cronograma de estudos e mantenho o horário estabelecido para os estudos, realizo pesquisas na internet e também em livros cedidos pela biblioteca municipal Maria Lívia das Neves em União de Minas. Entre os livros escolhidos o que mais me chamou a tensão foi Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia, ele sugere varias biografias para consulta e dica de filmes. Constatei que já havia assistido a vários filmes indicados e para ampliar meus conhecimentos estou assistindo outras indicações.
A Psicologia da Educação surgiu no século 20 ganhando rapidamente importância no meio acadêmico tendo como referência as teorias formuladas por Vigotski, pois buscava uma Psicologia que superasse as tradições positivistas e estudasse o homem
Vigotski e Piaget são os maiores teóricos do desenvolvimento humano, portanto se faz necessário o estudo sobre suas contribuições para a psicologia da educação se fizer uma comparação entre ambos veremos que Piaget possui uma tendência hiperconstrutivista com ênfase no papel estruturante do sujeito (Maturação, experiências físicas, transmissões sociais e culturais e equilibrarão).
Por outro lado Vigotski enfatiza o aspecto interacionista, considera que é o plano intersubjetivo, ou seja, há troca entre as pessoas, que têm origem às funções mentais superiores. É importante salientar que Vigotski também apresenta um aspecto construtivista, quando busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento ele não via o homem como ser passivo e sim como ser ativo, que age sobre o mundo, nas relações sociais. Vigotski da ênfase à linguagem e sua relação com o pensamento.
O conceito de aprendizagem para psicologia e complexo é precisa ser investigado, na concepção de Ausubel apud BOCK 2001 p. 115.

aprendizagem é um elemento que provém de uma comunicação com o mundo e se acumula sob a forma de uma riqueza de conteúdos cognitivos, é o processo de organização de informações e integração do material pela estrutura cognitiva.

Conforme Ausubel a aprendizagem se da através da vida, onde o sujeito adquire um numero infinito de informações em qualquer idade para transformar novas ações como forma de inclusão em seu meio. Mas como toda teoria há controversas no que se refere à questão do que é aprendido e como.
Portanto penso que realmente e necessário que o educador conheça e pesquise sobre a psicologia para organizar sua prática educativa uma vez que ela oferece suporte para que o educador possa conhecer a realidade de vida do aluno, sua classe social, suas experiências de vida, suas dificuldades, a realidade de sua família para efetivamente encontrar projetos significativos e importantes para o educando.
Não se deve esquecer que a aprendizagem se da através da motivação proporcionando um ambiente agradável e acolhedor que desperte no educando o desejo e o interesse pela aprendizagem, desafio constante na vida do educador, então como podemos criar esse interesse?
Se lembrarmos de Bruner o aluno deve ser desafiado, deve-se dar oportunidade para descobertas, desenvolver nos alunos uma atitude de investigação através da observação da realidade próxima do educando, seu cotidiano o que faz parte do seu mundo físico e social; usar uma linguagem acessível; os exercícios e tarefas deverão ser adequados e de suma importância que o educando compreenda e utilize o que está aprendendo.
Na atualidade aprendizagem segundo a concepção de Vigotski sempre se da através da relação entre pessoas não há um desenvolvimento pronto e previsto uma vez que sofremos influencias externa, o ensino aprendizagem ocorre à apropriação da cultura e o consequente desenvolvimento do sujeito, a aprendizagem da criança ocorre no nascimento e a escola se torna um lugar privilegiado para o desenvolvimento quando o ensino é voltado para as funções psicológicas, quando educador e educando são parceiros em busca de soluções para enfrentar as dificuldades; o planejamento das atividades e essencial para construção humana.
De acordo com o texto de Medeiros, apud BOCK 2001. p 344.

[..] a escola não perde seus alunos só porque eles precisam trabalhar, mas também porque existe uma distância enorme entre ela e a vida que os meninos levam. Nada mais resta a eles senão cumprir as profecias de fracasso que a sociedade anuncia para eles.

O texto de Medeiros favorece a reflexão sobre o que é a escola, qual a sua importância na vida das pessoas, o que deve ser ensinado aos alunos, qual a relação entre os conteúdos escolares e vida do educando e como a família tem papel fundamental da entrada e permanência dentro da escola.
É importante ressaltar que há três importantes tendências teóricas da Psicologia no século XX são o Behaviorismo nasce com Watson defendia o fato psicológico, de modo concreto, a partir do comportamento; A Gestalt é a tendência mais ligada à Filosofia onde compreende o homem como uma totalidade a Psicanálise, que nasce com Freud, na Áustria, suas ideias são importante uma vez que recupera para a Psicologia a importância da afetividade e coloca o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.
A psicanálise de Freud e relevante, pois traz aplicações e contribuições sociais uma vez que decifra o inconsciente e a integração de seus conteúdos na consciência isto é a finalidade deste trabalho é o autoconhecimento de cada individuo, dos grupos das instituições.
Concluo que o grande desafio da escola no século XXI seja o de conduzir seus alunos por uma via de conhecimento que não se esgote em si mesmo, mas que possibilite compreender a realidade que se manifesta como a expressão de uma época e de uma cultura, um conhecimento que se adéque às condições deste tempo sem perder de vista o olhar que atravessa o tempo, fazendo com que as pessoas encontrem valores e motivos inacabáveis através do amor, dando assim um sentido para esta existência transitória.
A disciplina Psicologia da Educação adequou à apropriação de múltiplos conceitos, portanto estou apta a refletir acerca do contínuo e inevitável processo de interação, de simulação e, portanto, transformação, tarefa indispensável à área de educação e à psicologia da educação.

Referências:

SILVA, Jeane Medeiros. Psicologia da Educação. Guia de estudos Psicologia da Educação. Paracatu, 2009. FINOM, 141 p.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo. Saraiva, 2001. 360 p.