O presente portfólio tem como principal objetivo relatar o processo de aprendizagem acerca da disciplina História da Educação Brasileira, ministrado no quinto semestre de 2010, pela professora e organizadora Magda Maria Pereira. O Guia História da Educação Brasileira está dividido em VI unidades: A disciplina aborda a periodização da Educação Brasileira, a Organização do Ensino e suas reformas, a Transição da Educação no que se refere às constituições, métodos, modalidades de ensino da atualidade, formas de avaliação do ensino; Uma escola Democrática, comunidade, família e problemas educacionais; relação professor- aluno; A Educação e suas transformações históricas e atuais.
O processo de estudo se deu através de leituras adicionais como a revista Linha Direta (Inovação, Educação e Gestão), pesquisas na internet e jornais, assisti aos filmes Sociedade dos poetas mortos e ao Mestre com carinho sugerido pelo guia e participei da capacitação para gestão do fundo de cultura. Hoje adoto rigorosamente o cronograma de auto estudo e estou apta a realizar as atividades que são propostas no guia.
A História da Educação Brasileira e um processo dinâmico sempre que merece ser estudado para compreensão das atuais dificuldades pela qual passa a educação, tudo sempre começa a partir de grandes transformações guerras e necessidades políticas. O objetivo de ensinar as primeiras letras se deu pela necessidade de submissão à fé católica e aos costumes europeus em seguida a educação passa a servir os objetivos do estado.

[..] No Censo de 1940, foram registrados 56,17% de analfabetos entre a população com idade superior a 15 anos. Mais tarde, na Constituição de 1946, ficou prevista a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em virtude da pressão de um grupo de intelectuais que, no ano de 1932, iniciou o Manifesto da Escola Nova (ou Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova), que atribuía ao Estado o dever de garantir ao povo escola pública, obrigatória, gratuita e desvinculada da Igreja. (MUNHOZ, 2006 p.1)


Sempre o mesmo discurso a educação se tornou uma mercadoria por sinal muito cara. Só tem acesso aqueles que podem pagar e de tempos em tempos surge novos paradigmas.
No governo de Juscelino Kubistchek foi criada a Universidade de Brasília (UnB), onde Darci Ribeiro e Anísio Teixeira conseguiram implantar um novo conceito de ensino superior, criou os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e coordenou no Congresso Nacional a elaboração da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Somente no fim do ano de 1960, Juscelino deixou a presidência da República, e a discussão de planos educacionais ficou a cargo de seu sucessor. Em 1961, com João Goulart, que o Brasil consolidou a LDB e instituiu a Fundação da Universidade de Brasília (FUB), órgão encarregado da manutenção da futura UnB.
Há muitas questões para serem discutidas:

Vivemos um momento paradoxal: ao mesmo tempo em que temos, a nosso favor, tecnologias avançadas, redes interconectadas por intensas informações, o conhecimento, fruto da aprendizagem e maturidade pessoal, esta comprometido; as pessoas não sabem como utilizá-lo nas situações mais comuns e práticas do cotidiano. O conhecimento é informação com significado, capaz de criar movimento, modificar fatos, encontrar caminhos, construir utilidades. Embora a informação venha pelos meios de comunicação, separar o joio do trigo só é possível por meio da educação. (FERREIRA, Monica. 2010 p.10)


Portanto o momento exige de nos educadores novas posturas diante das dificuldades, novas ações são necessárias para valorização da educação o momento é propicio para mudanças a educação não pode se usada para aprisionar e sim para libertar através da ética e da cidadania.
Nos últimos anos houve avanços e retrocessos na educação e de fundamental importância conhecer e estudar a história da educação, a constituição, a LDB, os métodos de ensino como de Paulo Freire, qual a importância de Darcy Ribeiro, como a EaD vem ganhando espaço no cenário educacional e a importância do MEC para abrir novos caminhos e melhorar o desempenho pedagógico das escolas através das novas legislações educacionais e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Não há duvidas que a educação brasileira necessite de ajustes a realidade da escola esta longe de alcançar o que se espera da educação que é produzir indivíduos competentes, autônomos, capaz de estudar e pesquisar, resolver problemas e transformar a informação em conhecimento de serem cidadãos felizes e comprometidos com a comunidade.
Penso que todos sabem quais caminhos precisam ser percorridos inicialmente é preciso deixar o discurso de lado e cada um deve assumir o seu papel perante as dificuldades sociedade, escola, estado, educandos e educadores a educação tem que ser mais valorizada os profissionais da educação desejam melhores salários mais tempo para programar sua atuação em sala de aula e voz ativa para elaboração dos currículos e nas ações do estado a politicagem que ainda esta presente tem que ter um fim, o professor deve ser valorizado por todos.
Penso que apesar de todas as dificuldades o ser humano não perde as esperanças há sempre uma luz que se acende no fim do túnel, novos profissionais vão aparecendo cheios de motivação, com auto estima na busca de aperfeiçoamento e principalmente com atitude ávidos por ações positivas que possa realmente contribuir com a escola, local privilegiado para se construir aprendizagem e desenvolvimento, espaço de interação e construção moral.
O Guia História da Educação Brasileira contribuiu imensamente para o meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, permitiu a análise da evolução da Educação Brasileira, suas reformas e as propostas para a educação atual todos os temas abordados são temas importantes e que estão em discussão na mídia, através do estudo estou mais consciente dos meus deveres como educadora, como mãe e como cidadã. Estou comprometida com os problemas educacionais e estou participando como voluntaria em ações promovidas pelas escolas do município estou participando de seminários sobre a educação.
Segundo o professor Marcelo Fernandes (2010), "A primeira metade de nossa vida consiste em descobrir o que fizeram de nós para que então, num segundo momento, possamos decidir o que vamos fazer com o que fizeram de nós".
Portanto o desafio é conciliar os conhecimentos conquistados com as informações adquiridas.
Acredito que o momento exige um diálogo mais vigoroso com a Pedagogia, e o momento de repensar os problemas e encontrar soluções para os velhos dilemas (altos índices de analfabetismo, educação de jovens e adultos, salas com menos alunos, segurança, garantia de formação continuada, melhores salários, avaliações coerentes, respeito e valorização dos profissionais de educação e a garantia de qualidade de ensino).
Referências:

PEREIRA, Magda Maria. Guia História da Educação Brasileira. Circulação Interna FINOM. Paracatu 2008. p. 255.

FERNANDES, Marcelo. Seminário. Disponível em http://www.finom.edu.br/index.asp?. Acesso em maio/2010

MUNHOZ, Cesar. Como JK se tornou um mito? Disponível em http://www.aprendebrasil.com.br/noticiacomentada/060227not01.asp. Acesso em maio/2010.