Antes de tudo quero salientar que esse estudo pode ser usado por qualquer pessoa. Eu não sou o dono da verdade, apenas ofereço minha reflexão e minha pesquisa. Agradeço muito ao CRIADOR pela oportunidade de conhecer, mesmo que pouco, a verdade. E agradeço também a muitas pessoas, tal como o irmão Rubens Sodré, e ter como opção essa poderosa ferramenta que é a internet por poder encontrar um pouco mais sobre o que é de fato o “sistema religioso”.

(“E, quando o Salvador tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”). João 19:30
“Esta consumado”... Portanto, eis a Nova Aliança entre a humanidade e o CRIADOR... O Novo Testamento deveria ser a partir daí, mas nem o ETERNO e nem o Salvador fazem menção a testamentos, mas sim a “Antiga Lei” e a “Nova Aliança”, ou o Evangelho, que quer dizer “boa mensagem”, “boa notícia” ou “boas-novas”.
Não há religiões ou denominações (“eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo”...); não há vínculo com templos, igrejas, santuários ou altares (...”a terra tremeu, as pedras se fenderam”). Mateus 27:51
(“O ALTÍSSIMO que fez o mundo e tudo que nele há, sendo CRIADOR do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ELE mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas”). Atos dos Apóstolos 17:24-25
(“E Salomão lhe edificou casa; 
Mas o ALTÍSSIMO não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? Diz o ETERNO, ou qual é o lugar do meu repouso? 
Porventura não fez a minha mão todas as coisas”)? Atos dos Apóstolos 7:47-50

O verdadeiro templo:
(“Disse-lhes Ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Messias, o Filho do ALTÍSSIMO vivo.
Salvador, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque tu não revelaste a carne e o sangue, mas meu PAI, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”). Mateus 16:15-18
A pedra (Pedro) é a fé no Salvador.
Edificar não é construir com alvenaria; é tornar sólida, construindo, expandindo, ampliando a Nova Aliança, que obviamente está no tempo futuro.
Como se diz: Sua crença é como uma rocha – sobre essa crença, sobre essa fé; (pelo exemplo) um novo entendimento, um novo paradigma será construído (em espírito e em verdade). Que da qual as portas do inferno – a entrada da perdição ou passagem pra morte espiritual não terá poder de anular.
Essa passagem dá uma dimensão do poder imensurável que é a fé no Salvador, como único caminho, verdade e vida. O Messias quer tão somente que tenhamos a mesma crença como Simão (Pedro) teve – A mesma fé, a mesma certeza.

A verdadeira igreja:
“Igreja é uma palavra de origem grega escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os judeus para designar a assembleia geral do povo do deserto, reunida ao apelo de Moisés”.
Mas no original, nas Escrituras Sagradas, o termo correto que foi usado é “kaleö” (hebraico) = chamar. Ou seja, o Salvador jamais se referiu a uma instituição religiosa, ou a uma assembleia geral do povo, mas sim e tão somente ao chamado Dele.

(“Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, EU estarei entre vós”). Mateus 18:20
Portanto, reunir não quer dizer ir a igrejas, ou quer ter que ir a templos...
(“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”). Marcos 16:15
Portanto, está escrito: “ide e pregai”, e não, “vinde e ouve”.

Adorar e servir:
(“que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o PAI”). João 4:21
Portanto, nem em montes ou igrejas devemos adorar o PAI, mas sim...: (“O ALTÍSSIMO é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade”). João 4:24
Portanto, adorá-lo com ações verdadeiras de amor ao próximo, seguindo e imitando o Messias.
Na Antiga Aliança, a adoração era teatral, simbólica – de fora pra dentro, por assim dizer; com danças, cânticos, imagens, templos, etc.
Na Nova Aliança, a adoração é de dentro pra fora, em espírito; tendo como inspiração o que o Salvador fazia – e em verdade; respeitando, ensinando e ajudando outras pessoas (amando ao próximo).

Na bíblia está escrito: (“Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Messias; e enganarão a muitos”). Mateus 24:5
Mas quem são esses muitos que vem em nome Dele?
- Foram quantos que vieram se dizendo o Salvador até hoje?
- Até hoje, praticamente nenhum sequer veio se dizendo – o Salvador.
Mas certamente têm sido muitos os enganados... Afinal, por que a redundância? Por que se Ele já disse “em nome Dele”, diria... “(Eu sou o...?)” Portanto, o alerta é verdadeiro, a Palavra não se equivocou, o equívoco vem dos homens.
“(Porque muitos virão em meu nome, e enganarão a muitos)”; Afinal, quem nunca ouviu pastores, bispos, etc. Dizendo: “Cristo me disse”, “Jesus me disse”, “o Espírito Santo me disse”, “inspirado pelo Espírito Santo”... e daí vai? Esse é o alerta.
Na Antiga Aliança foram vários os escolhidos, mas havia pouca salvação para a maioria das pessoas, mesmo porque para redenção do pecado havia a necessidade do sacrifício, já na Nova Aliança não há outro senão o Messias, o único, para guiar e salvar a todos.

Não existe nada deste mundo que seja agradável aos olhos do CRIADOR, pois bem dito é o alerta: (“O mundo jaz no maligno”). 1 João 5:19
Portanto, nada e nem ninguém do mundo é puro, santo, sagrado ou divino aos olhos do CRIADOR; seja físico, teatral, simbólico ou ritualístico, mas ao contrário, são nossas ações para com os outros e para conosco, que santifica nossa vida e nosso corpo (o verdadeiro templo); e crendo no nosso Salvador como sendo o único intercessor, o único e verdadeiro santo, e o único exemplo que nos salva.

Dízimos?
Pois não está escrito...: (“Vocês receberam de graça; deem também de graça”)? Mateus 10:8
(“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”). Mateus 23:23
Portanto, o dízimo era uma prática permitida e orientada apenas aos levitas, da tribo de Levi.
Salvador além de condenar o dízimo, o próprio Salvador se originou na tribo de Judá, que não estava sujeito à lei do dízimo de Davi.
Nenhum pastor, padre ou bispo do continente americano, pode provar que é descendente direto dos levitas. Certamente não há nenhum, e certamente o dízimo pertencia à lei de Davi, ou seja, era prática da Antiga Aliança.
(“E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão”). Hebreus 7:5
(“Visto ser manifesto que nosso Salvador procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio”). Hebreus 7:14
(“Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei”). Hebreus 7:12

Nosso Salvador (nosso único e verdadeiro sacerdote) coletou dízimos? Ele praticou alguma adoração física, teatral, simbólica, ou ritualística? Ele construiu ou mandou construir algum templo? Nem Ele e nem seus discípulos fizeram qualquer uma dessas coisas.
E quanto à culpa de Roma?
Nosso Salvador ia a templos apenas pra converter os que lá estavam e por causa de seus ensinamentos contrários aos líderes dos templos, Ele foi odiado e condenado à morte... Os sacerdotes, escribas e fariseus foram os que se sentiram insultados e até mesmo ameaçados pelo nosso Salvador.

Na dúvida... eu vou para templos?
“(Fujam da fornicação. Todo o pecado que o ser humano comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo (o templo do CRIADOR), que habita em vós, proveniente do ALTÍSSIMO, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai ao CRIADOR no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a ELE)”. 1 Coríntios 6:18-20

Na dúvida... eu vou ouvir sacerdotes?
“(O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento; porque tu sacerdote rejeitaste o conhecimento, também EU te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu CRIADOR, também EU me esquecerei de teus filhos”. Oséias 4:6
Sacerdote, obviamente, é o padre, o pastor, etc. Que rejeita propositadamente o conhecimento (a verdade), e que desvia os filhos que são os fiéis das igrejas, o rebanho.
Portanto, se reunir em nome do PAI, sempre, e não seguir outro líder se não o Messias.

O que fazer?
O que ser?
Como eu resumo tudo? Como eu interpreto tudo? Como não ser enganado?

(“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o CRIADOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu CRIADOR?”) Miquéias 6:8
Portanto, disse o Salvador que só há um único – o ALTÍSSIMO:
“(Amarás, pois, o ETERNO de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outros mandamentos maiores do que estes)”. Marcos 12:29-31 
Portanto, todos os 10 Mandamentos e toda lei (boa) de Moisés, também se resumem a estes dois mandamentos.