PERGUNTA: Por que Jesus cuspiu no chão para curar o cego de nascença com lodo?

RESPOSTA: O homem cego veio com defeito de fabricação.

Vamos a explicação:

??????????????????-

Em Genesis 2:7 está escrito:

"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente."

Existe um jogo de palavras no hebraico entre as palavras adão (" Adam ? Homem") e pó da Terra ("adama ? Chão"). Sendo a ser: literalmente, "alma." Adão significa "do pó; o que veio do chão" enquanto Adama significa "chão; pó".

Vamos dar uma olhada no significado literal deste verso segundo a the New American Standard Bible (As palavras em hebraico vem acompanhadas do lado de cada palavra para melhor entedimento):

Genesis 2:7 "Então, O Senhor (yeh-ho-vaw?; A própria-Existencia ou Eterno) Deus (?elohiym ; el-o-heem?, o que excede, Deus (deuses)(divino), (muito) grande, julgador, Poderoso) formou yatsar (yaw-tsar?; moldar em uma forma; especialmente como um oleiro; na moda, forma, moldura) o homem ?adam (aw-dawm?; um ser humanano (um individuo de uma espécia, raça humana, de baixo grau), do pó `aphar (aw-fawr?; como pó ou cinza; barro, terra, lama ? cinzas, pó da terra, chão) da (min; acima, depois, entre, na, etc) terra ?adamah (ad-aw-maw?; de modo geral; avermelhado) ? país, terra, chão,etc) e lhe soprou naphach (naw-fakh? assoprar, de várias maneiras; literalmente ? inflar como se fosse um balão, assoprar forte, espalhar; figurativamente, desvaporizar) nas narinas ?aph (af; nas narinas ou fossas nasais; no rosto, e ocasionalmente uma pessoa; também: de um rápido sopro como que de um apaixonado) o fôlego nshamah (nesh-aw-maw?) um sopro, raiva ou sopro vital, inspiração divina, intelecto. ou (no concreto) ? rajada, (que) sopro(-aste), inspiração, alma, espirito. de vida chay (khah?-ee) idade, viver, apetite, compania, congregação, vida
(-tempo), viva(-ndo), vivendo (criatura, coisa), reparar, + casar, multitude, + (ser) velho, rápido, cru, correndo, tropa) e o homem (aw-dawm?; mesma nota acima), do pó da Terra (aw-fawr?; mesma nota acima) passou a ser uma vivente chay (khah?-ee; mesma nota de vida) alma nephesh (neh?-fesh) uma criatura que respira, i.e. animal de (no abstrato) vitalidade; usado de modo abrangente no literal, acomodado ou senso figurativo (mental ou corporal).

Até este ponto (se você ainda está lendo este artigo até aqui) eu me uno com você para testificar de que o homem foi literalmente feito por Deus com o pó da Terra. E todos nós viemos do pó sem dúvida alguma.

Agora, antes de você resolver sair desta página e conferir outra coisa qualquer na internet, vamos dar uma olhada em João 9:1-12 de acordo com a Bíblia Almeida Revista e Corrigida de 1969:

"E, PASSANDO {Jesus}, viu um homem cego de nascença.E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia: a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi pois, e lavou-se, e voltou vendo.Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?Uns diziam: É este. {E} outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.Diziam-lhe pois: Como se te abriram os olhos?Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.Disseram-lhe pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei."

A bíblia nos diz de que Jesus ungiu o homem com lama. Você alguma vez já foi ungido com lama? Hoje em dia nós usamos óleo perfumado para ungir as pessoas. Mas Jesus gostava de usar lama. E as vezes, o seu cuspe (Marcos 7:33)

A raíz grega para cuspe aqui é Eptusen; Eptusen significa Saliva da boca, cuspe. Existia uma crença na época de Jesus de que a saliva tinha poderes curativos. Mas o seu uso foi banido mais tarde em círculos judaicos atribuindo-o como práticas de artes místicas. Alguns grupos judaicos acreditavam que a saliva tinha poderes curativos enquanto outros descartavam esta possibilidade. Jesus aqui está então definhando sensibilidades judaicas e curando o cego independentemente de noções privigilegidas de tradições que discutiam a respeito do ritual de purificação. Para piorar as condições, este milagre de Jesus estava sendo realizado em um Sabbath (Sabado) sendo considerado como uma verdadeira afronta as sensibilidades da religião judaica.

Quando Jesus declarou que "Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus." (João 9:3), Jesus quis dizer que este homem nasceu predistinado a ser um demonstrador da Glória do Pai. Em outras palavras este cego foi designado a ser uma divina vitrine da manifestação da glória de DEUS.

POR QUÊ?

Lemos o seguinte em João 9:4 "Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia: a noite vem, quando ninguém pode trabalhar."

Perto de Siloé, o enviado de DEUS estava espalhado sua divina missão libertando o cego de nascença se revelando a este como o verdadeiro Messias. Siloé é uma palavra hebraica. Esta palavra literalmente significa ENVIADO. O Enviado de DEUS esta operando um misterioso milagre de barro perto do Enviado lugar.Siloé tinha um papel muito importante na celebração anual da Festa dos Tabernáculos. Usando vasos de ouro a água era tirada do poço de Siloé no último dia da festa e estes vasos cheios de água eram transportados até o Templo. Quando o homem cego de nascença foi avisado por Jesus de que ele deveria ir ao poço de Siloé para lavar seus olhos sujos de barro, Jesus estava proclamando a este homem de que ELE mesmo (Jesus) era o Enviado de DEUS para satisfazer a sede da alma humana, pelo fato dELE mesmo ser o ENVIADO.

Eis o porque de João 7:37-38 descrever que "E no último dia, o grande {dia} da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios d?água viva correrão do seu ventre." Jesus mesmo era Siloé! Siloé significa "enviado". A fonte do enviado. Águas de Salvação. Purificação.

O profeta Isaías profetizou a respeito destas águas como: Eis que Deus {é} a minha salvação: eu confiarei e não temerei porque o Senhor Jeová é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação.(Isaías 12:2,3)

Jesus, a fonte da salvação, cuspiu no chão para curar o cego de nascença com lodo porque Ele sabia de que DEUS havia feito o homem do pó da terra. Água com o pó da terra vira lama no momento em que adicionamos água. O barro é formado. O homem foi feito do pó. A verdadeira intenção de Jesus aqui era fazer com que os homens pudessem descobrir de onde vieram: do barro. Este homem veio com "defeito de fabricação" porque era cego de nascença. Jesus cuspidando na terra fazendo lodo era o modo de recolocar o que não estava funcionando no lugar usando as peças originais do seu produto. Era fazer o homem entender de que ELE pode somar muito conosco quando nós pensamos que não temos nada a que sermos somados. Nós somos pó. ELE é a agua viva. Pó da terra com água? lama.

Jesus é a verdadeira resposta para nossos momentos de dificuldade. ELE é a solução para o nosso vazio. Nada pode impedi-LO de nos abençoar a qualquer momento em que ELE bem entender. Bendito seja o Nome daquele que foi ENVIADO!

Espero ter te abençoado com esta,
Rafael R. Lima

<p class="style7" align="justify"><font color="#000000"></br> SIGA-NOS NO TWITTER <a href="http://www.twitter.com/blastofheaven">CLICANDO AQUI</a></font></p>
<p class="style7" align="justify"><font color="#000000"></br> VISITE NOSSO<a href="http://www.blastofheaven.com">WEBSITE</a></font></p>

FONTE: <p class="style7" align="justify"><font color="#000000">Bhrafael.wordpress</br> Confira: <a href="http://bhrafael.wordpress.com">bhrafael.wordpress.com</a></font></p>