Durante toda a minha vida estudantil, me refiro ao ensino médio, ouvia diversas perguntas do tipo: “Isso nunca vai servir para nada.”, “Para que aprendo física se nunca vou usar?”. Muitas vezes e ficava calado e ria porque eu sempre procurei uma aplicação para tudo e muitas vezes achei. Não só a aplicação para as muitas provas de concursos públicos como também para o famoso vestibular todo conhecimento adquirido durante o ensino médio tem uma utilidade muito grande.

Primeiro no uso diário, você já jogou um ótimo jogo online e fico jogando por horas afinco e depois ficou se perguntando ou até mesmo questionando como aquilo foi feito? Ou então já viu essas animações na internet e ficou curioso para saber como fazê-las por achá-las lindas? Até mesmo em filmes, principalmente animação, o uso de física básica, matemática básica, desenho e principalmente português (afinal, alguém tem que escrever) faz se necessário e muitas vezes nos recusamos a ver isso de perto porque ficamos cegos ao pensar simplesmente na matéria como um monte de letras, ou números... Ou até mesmo em desenhos idiotas no quadro.

Uma das formas de torna o estudo mais agradável é pensar nas aplicações que podemos fazer com aquilo, ao invés de ficar pensando que são simples coisas que não precisamos podemos transformar aquilo em uma necessidade, em algo legal, aprender física para poder criar um jogo e nunca mais esquecer o conceito, aprender português para não passar vergonha na hora de conversar ou na hora de escrever.

O aprendizado é a fonte de tudo, é o inicio de um caminho que nunca termina, pois sempre podemos aprender mais, porém se fizermos esse caminho com prazer, com prazer chegaremos ao fim, pois sempre vai existir um motivo para continuar. Quando nos fechamos a uma matéria, nos fechamos a uma série de possibilidades os quais se quer conhecemos.