Porque Estudar Organização

Orientador: João Micoski da Luz

Componentes: Raquel Amarante, Manoela Pereira, Silvio de Mello, Rafael C.Pereira,Rafael Silva, Wesley Schatzmann 

Joinville 15 de abril de 12

Introdução 

Seguindo orientação sugerida pelo professor, sobre o assunto Organizações, esse trabalho constará algumas informações relacionadas ao meio empresarial administrativo, ou seja, o trabalho se direcionará a pesquisa sobre a concepção e objetivos de uma organização, sua origem e tipologia, processos e departamentalizações, modelos de estrutura organizacional, organização formal e informal, alguns conceitos e registros de autores conhecidos da área.

Sendo que desde sua origem segundo Lecombe & Hielbom (2003), as organizações permitem-nos alcançar padrões elevados e uma qualidade de vida melhor, através de um alto padrão de consumo per capita, o que nos obriga a termos um alto padrão de produção per capita, pois é possível consumir sem produzir.

Segundo Ronaldo Guedes, as organizações existem para servir às necessidades e desejos das pessoas. Essas entidades são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas por Administradores, por meio da Administração e é na organização que o Administrador nasce e se desenvolve.

Através da linha do tempo as organizações se estruturaram de maneiras diferentes, adequadas a cada momento histórico que vivenciaram. Cada momento foi imprescindível para que se aprender com as falhas históricas e procurar os acertos, aprimorando através do tempo e desenvolvendo diferentes formas de se realizar a arte e ciência de Administrar.

Com esse tema proposto, no decorrer do trabalho exemplificara mais algumas informações em relação a organização, para que esclareçam algumas duvidas e curiosidades aos leitores deste mesmo.