PORÍFEROS
 
PORÍFEROS
 


São os grupos mais simples de metazoários, seu nome deriva  de (poris; poro, foros; portador), isso remete ao fato de seus representantes possuírem corpo perfurado.

Características do filo porífero: possuem simetria radial ou ausente, são multicelulares sendo suas células interdependentes entre-se, corpo com poros, superfície interna revestida por coanócitos (que são células flageladas, que através do batimento do flagelo promovem um fluxo continuo de água), sem órgãos sendo sua digestão intracelular.

As esponjas principais representantes desse filo são animais sésseis, ou seja, fixos a um substrato, sua forma lembra a de um vaso com a parte fixa e a oposta chamada de osculo.

Os tipos de células encontradas nas esponjas são; as que constituem a camada externa dos poríferos os pinacócitos, as que revestem a cavidade interna os coanócitos, a também os amebócitos que são capazes de originar qualquer célula, e os arqueocitos que originam os elementos esqueléticos.

Como se da alimentação dos poríferos? Os poríferos são animais sésseis que tem seu alimento extraído através da filtração da água que entra pelos porócitos e sai pelo átrio. Os coanócitos são responsáveis pela captura das partículas alimentares sendo estes capazes de realizar fagocitose, essas partículas são digeridas internamente nos vacúolos digestivos, sendo os resíduos jogados diretamente para fora. Os pedaços de esponjas são capazes de se regenerar até se transformarem em uma nova esponja. Este processo é conhecido como reprodução assexuada  podendo ocorrer através de gemulação ou gemiparidade (processo de reprodução no qual ocorre a formação de gemas ou gomos no progenitor, que após se separarem deste, desenvolvem-se dando origem a novos indivíduos), e também, por fragmentação (processo no qual o corpo do progenitor é quebrado em vários pedaços, onde cada uma destas partes é capaz de se regenerar individualmente até assumir forma semelhante de seu progenitor).IMAGEM DE UM PORIFERA;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

STORER,Tracy l., USINGER; Robert l. et al. Zoologia Geral. São Paulo; Editora nacional, 1991.AMABIS,J.M. e MATTOS, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo; moderna,1999.

 
Avalie este artigo:
(2 de 5)
6 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Jose Wilian Mendes Rocha
Sobre este autor(a)
Sou formado em Ciencias Biológicas, estudei na Universidade Presidente Antonio Carlos de São Francisco-mg.
Membro desde março de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: