POR UMA GESTÃO FELIZ EM SALA DE AULA

 

Por Alison Evangelista D. Sipauba.

Assaré-CE 09/01/2015

 

 

RESUMO:

                 Propiciar a todos aqueles que vivem na luta por melhoras em nossa educação nacional um pensar, um diálogo com colegas educadores e discutir sobre algumas praticas que possam nos ajudar em nossas salas de aula, em nossa gestão em sala. Dinamizar a importância da preparação além do que já vem sendo nos cursos de licenciatura, mas que algo a mais para ajudar nossos professores em sua docência deve ser pensado para termos uma gestão mais qualificada em sala.  

Palavras- Chave: Amor, gestão, educadores e pensar.

 

 

 

 

 

  1. UM ENSINAMENTO A MAIS PARA OS EDUCADORES.

          A missão da Educação é formar bons cidadãos para o futuro e dever de todos que estão nessa área trazer novidades e novas formas para nossos alunos, mas como conseguir? O que os professores devem ter e fazer? Sabemos muito de teorias para se comportar e desenvolver nosso trabalho, mas, mesmos os educadores mais experiente, tem dificuldades para desempenhar o seu papel que é o de educar para a vida. Estando dentro da sala de aula é que saberemos o que devemos fazer para o nosso desenvolvimento, o nosso crescimento junto com a turma durante um ano letivo para que possa ter tenha sucesso em busca do conhecimento.

          Ouvir os colegas de profissão, alunos e o Núcleo Gestor são fundamentais para podemos aprender um pouco sobre termo uma boa gestão em sala de aula. Ajudar o próximo na dificuldade, levar uma ajuda, trocar de fato experiências. Antes de iniciar o ano letivo, antes que um graduado que faça licenciatura entre em uma sala de aula, ele deve ter uma formação antes de verdadeira formação que que ele terá, que é dentro da sala de aula onde ele irá administrar uma aula.

Mostrar a esse mestre do saber, o professor, que ele é um ser que mudará a vida de muitas pessoas, de uma sociedade, e que ele deve ter consciência desse papel que ele tem, por essa importância missão que ele levará para sua vida. Dinamizar as autoridades, os governantes que tanto buscam e sonham por um país melhor e que a educação progrida, investisse mais nessa formação, desse acréscimo em nossa profissão, que é ter o controle sobre uma sala de aula.

          Algo que é um premio pessoal para cada professor, quando você sai de uma classe com a percepção de com um conteúdo bem passado para os alunos, que tenham compreendido, pela turma, quando ela te passa à confiança do assunto, mas é triste quando você não consegue dá seu conteúdo por indisciplina, por não ter o controle da turma; formar educadores preparados para tudo, para ter uma boa posse em sala, para podermos ter-mos cidadãos com boa gestão de vida.

  1. PATRIMÔNIO DA VIDA.

 

          É no dia-a-dia, que podemos mudar nossos alunos; é na escola, o único lugar que podemos de fato, mudar a vida da nossas crianças e jovens. Conhecer os alunos, a turma para podermos vê quais precisamos focar mais, levar para sala de aula uma temática que chame a atenção, que proporcione ao jovens uma curiosidade em saber, em buscar, em estudar, pesquisar, levar auto-estima para turma se desenvolver junto com os conteúdos e os professores. Nós educadores, e que temos de trazer os nossos alunos para nosso lado, dá uma nova vida, criar neles uma expectativa para ele mesmo, isso através da educação, e é a escola que vai levá-la para uma vida bem vivida.

  1. NOS AUTO MOTIVARMOS: “ NÓS SOMOS IMPORTANTES”

 

Um apoio é importante e sempre será a esperança em nossa profissão, mas nós precisamos de ter motivação e esperança dentro de nós, colocar em mente qual é o nosso legado nessa vida, deixar qual a herança nessa vida, principalmente na educação, para quem a ama, o que eu deixarei quando não mais estiver aqui? Qual a minha obra em vida?

Se sentir apesar das dificuldades, importantes, mais do que já somos na vida de nossas crianças, jovens e adultos de nossa sociedade. Que falta eu faria a minha escola, a educação, para meus alunos? Ter essa nação sempre ao sairmos de nossas casas rumo a nossa escola que somos importantes e que podemos ser melhores, mesmo com dificuldades.

 

  1. TUDO COM AFETO E MAIS FÁCIL.

 

          Proporcional a alegria de está com a turma, que eles são importantes, que alguém torce por eles, que se preocupa e ama cada um que veio para a escola, seja como for, que tantas dificuldades tenham passado para está ali, mas mostrar que eles são importantes e que nós queremos vê eles vencer, na corrida da vida. Todos os dias mostrar essa alegria aos nossos alunos, proporcionar o amor para que possamos abrir janelas na vida deles.

          Educar com amor é o caminho para uma educação de qualidade; já dizia nosso mestre Paulo Freire. Treinar ser mais dócil, amável, carinhoso, ajudará em nosso trabalho e em nossa gestão, mas poucos se preocupam em passar essas dicas de uma boa relação em sala entre alunos e professores. Com amor, nós se aproximamos e cultivamos respeito do próximo vamos educar com amor.

          Mostrar ser claro com nossos objetivos, mostrar qual é a sua missão e as suas metas com a turma; explicar de forma clara o que você deixará e o que não pode deixar em sala, para um bom desenvolvimento durante o ano,  o que pode e o que não pode exigir e cumprir, porque se não poderá perder o controle de vez.

Implantando o respeito, a compreensão e algumas ordens, e com alguns itens já citados, podemos ter uma prática de gestão em sala mais digna e fácil, com alguma pequena bagagem para enfrentarmos os problemas em sala, e saber resolver, mas, buscando sempre levar a melhor educação para os nossos educandos.

  1. GESTORES TAMBÉM AJUDAR NOS GESTORES DA SALA DE AULA.

 

          Os gestores das secretarias da educação do nosso país, das escolas têm que se preocupar com a “Prática-Formação” dos educadores em sala de aula, sabe que tem orientações, mas é muito pouco, e muitas vezes os próprios professores se auto-desvalorização por não darem conta de uma sala interdisciplinar e buscam outras profissões, formações em vez de se professores.

          Todo apoio e orientação para enfrentar uma sala de aula e bem vindos, mais para que possamos ter uma gestão de sala que beneficia a todos nós necessitamos ter o trabalho com o conhecimento. Desenvolver os alunos e o relacionamento com a turma.

          É fato que temos que ter o saber máximo sobre um assunto que iremos ensinar em sala, como é que nosso aluno vai desenvolver suas habilidades sobre um conteúdo se o educador não tem controle total sobre o assunto explicado e estudado em sala, mostrar aos alunos tranqüilidade e segurança sobre o tema estudado.

          Desenvolver nossos alunos, trazê-los para dentro dos conteúdos, chamarem a sua atenção com descontração, dinamizar as aulas, trazer alegria por aprender. Parte de uma gestão que com a prática e que aprendemos, mas mudar a rotina, buscar novas metodologias, isso já chamará a atenção da turma.

          Com qualquer se humano já é difícil de relacionar e com jovens tem que ter uma aproximação que favoreça que ele se aproxime de você também, com determinados cuidados. Buscar se amigo, compreensivo, ouvir-lo, conversar individualmente, assim conseguimos conquistar e ter uma administração em sala favorável para o saber, para o conhecimento.

                        

CONCLUSÃO

Com uma participação das gestões da educação, e com três virtudes que mencionei, o nosso desenvolvimento em sala será mais prazeroso, e mais amável por todos que lutam por uma educação melhor. A educação em sala de aula não é para domesticar, mas para libertar, que a educação não é para alienar, mas para oferecer autonomia, e ter uma boa gestão é fundamental para esse desenvolvimento, e nós professores que já estamos na educação como os que estão por vim necessita dessa orientação de gestão em sala para podermos ter uma nação para podermos ter uma boa administração em classe.

 

 

REFERENCIAS

 

GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 4. ed. Campinas: Alínea, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.