Por que um terceiro mandato para Omar Coelho a frente da OAB-Alagoas?

Roberto Ramalho é jornalista, advogado e blogueiro

Omar Coelho de Mello, brasileiro, advogado, procurador do estado de Alagoas, concursado desde 1987, nasceu em Maceió, aos 20 de dezembro de 1960, e é filho do jurista e professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Marcos Bernardes de Mello e de Dona Onira Coelho de Mello.

Embora o atual presidente da OAB-Alagoas, Omar Coelho de Mello tenha afirmado que não quer dirigir os destinos da Entidade mais uma vez, e o grupo que lidera, já tenha apresentado um nome para o cargo, o do competente advogado Marcelo Brabo, fazendo um juízo de valor, creio que uma chapa Omar Coelho para presidente, tendo Brabo como vice, encaixa perfeitamente na atual situação. Na oposição, o advogado penalista Welton Roberto está praticamente definido como candidato, embora ele seja conselheiro federal, representando a atual gestão.

As próprias pesquisas internas têm apontado para o nome do atual presidente da OAB, Omar Coelho de Mello como sendo o favorito na disputa, mesmo muitos dos seus oponentes afirmarem estar ele desgastado por estar no comando da entidade por dois mandatos consecutivos.

A sua atitude de concorrer a um terceiro mandato em nada o desaponta, nem tampouco o desgasta, não justificando as críticas que tem sofrido, como se ele fosse um candidato perpétuo à presidência da entidade.

Tudo tem seu tempo, e o tempo está a seu favor. E de nada adianta a oposição protestar e choramingar. O atual candidato de oposição deve esperar a sua vez, se é que ele conseguirá derrotar o candidato que suceder ao Dr. Omar Coelho. O seu grupo está unido e coeso, e, sobretudo, muito forte.

Em conversas reservadas, inclusive com este articulista, internamente, o próprio advogado especialista em Direito Eleitoral, Marcelo Brabo, já externou que ficará com Omar Coelho de Mello se ele topar ir para a briga. 

Nunca nenhum outro presidente fez tanto pela OAB-Alagoas como ele. Criou a OAB consumidor, onde as pessoas pobres podem fazer suas reclamações contra os maus comerciantes, além de ter criado diversas comissões, entre elas a do meio ambiente.

Lançou, recentemente, o Jornal da OAB online, facilitando a leitura pelos advogados sobre os mais variados assuntos abordados, sobretudo em relação à atividade dos mesmos.

A OAB-Alagoas, através da gestão de seu presidente, Omar Coelho de Mello, tem o advogado Paulo Breda como presidente do Conselho Estadual de Segurança (CONSEG), além dos doutores Marcelo Brabo e Cacá Gouveia, como conselheiros.

O Curriculum Vitae do Dr. Omar Coelho de Mello é bastante extenso. Formou-se em Direito, pela UFAL, em 1983, e depois fez pós-graduação pela mesma Instituição. Ensinou no CESMAC e UFAL, mas deixou a labuta de professor para dedicar-se à consolidação da Advocacia Pública, inicialmente, quando foi por três vezes presidente da Associação dos Procuradores do estado de Alagoas, três vezes presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado em 1994/96, 1996/98 e 2002/04, e por três vezes presidente do Conselho deliberativo da Associação Nacional dos Procuradores de Estado em 1996/98, 2002/04 e 2004/06.

Além dessas qualificações, também foi Procurador Geral do Estado no Governo Manoel Gomes de Barros, biênio 1997/98. Em 1998, foi Presidente do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal, Coordenador-Geral do Programa de Modernização da Procuradoria Geral do Estado de 1999 a 2001, na OAB, e exerceu os seguintes cargos: Conselheiro Seccional 1992/94, Tesoureiro 1995/96, Presidentes de diversas Comissões, com destaque para a Comissão de Ética na Advocacia Pública. Em 2003 tornou-se Coordenador-Geral da União Nacional da Advocacia Pública. E posteriormente foi Vice-Presidente e exerce seu segundo mandato a frente da OAB/AL, biênio 2007/09 e 2010/12, acumulando o cargo como presidente do Colégio Nacional de Presidentes Seccionais das OAB’s de 2011/12, em segundo mandato.

Sua vida familiar, em dois relacionamentos, teve cinco filhas, três do primeiro casamento, e duas do segundo casamento. Atualmente está casado com Flávia Barros Coêlho de Mello.

Suas filhas são: Adriane Farias de Mello, Andressa Farias de Mello e Amanda Farias de Mello, de seu primeiro casamento, e Ana Alice Barros Coelho de Mello e Ana Gabriela Barros Coelho de Mello de seu atual e último casamento.

Concluindo, dedico esse artigo ao amigo e competente administrador, Omar Coelho de Mello, de quem acredito pela sua competência, sempre recebendo desde pessoas influentes do Estado e de outros lugares do Brasil, como, também, pessoas simples, que vão ao seu encontro em busca de socorro para resolução de seus problemas.

Um marco de sua administração foi à doação pelo Estado de Alagoas, de um terreno avaliado em mais de R$ 10 milhões e que agora pertence a OAB-Alagoas e a todos os seus filiados, e que em breve estará sendo construída a futura sede da entidade de maneira definitiva, e que, dependendo dos recursos arrecadados, será concluído em seu terceiro mandato para a alegria dos advogados alagoanos, que terão conforto e poderá usufruir de seus cômodos e espaços.

Julgo, também, ser importante para a Instituição, para os advogados, e para a sociedade civil organizada, ser necessário mais um mandato para Omar Coelho de Mello. Nada contra o candidato da oposição. Estamos numa democracia e escolhemos aqueles em que acreditamos e confiamos. E Omar Coelho é o meu candidato. E é o melhor para a OAB e para os advogados alagoanos.