contas a pagar e receberSua empresa pode ser pequena, média ou de grande porte, mas não importa: para ela se sustentar, dar certo e conseguir gerar lucros sem prejuízos para ninguém, beneficiando você e todos os seus funcionários, um dos setores mais organizados de sua empresa deve ser o administrativo financeiro, já que é com ele que tudo o que ocorre na empresa, ou seja, que conta com a movimentação financeira, pode acontecer e onde será registrado. E para o financeiro conseguir fluir permanentemente, uma das coisas mais essenciais é possuir um bom e eficiente controle de contas a pagar e a receber.

Todo mês é praticamente a mesma coisa: pagar conta de luz, telefone, internet, aluguel, condomínio, limpeza, algumas compras a fazer, pagar salários de funcionários e outras coisas. Além disso, seus clientes também pagam periodicamente pelos serviços que sua empresa oferece a eles, entrando dinheiro em caixa para sustentar tudo aquilo que está descrito antes. Você pode até pensar: “não preciso ter um controle disso, pois já que é sempre a mesma coisa todo mês, não vou ter motivos para deixar isso descrito ou registrado em algum lugar formalmente”. Mas é aí que você pode estar se enganando. Apesar de pagar e receber muitos valores fixos ou pouco variáveis em todos os meses, pense que são diversas contas e um grande fluxo de caixa para ser controlado apenas mentalmente.

O importante, e essencial, então, é deixar todo esse entra e sai de dinheiro registrado de alguma forma, para que, caso algo de diferente ou excepcional aconteça, ou você não se lembre de onde surgiu ou para onde foi uma parte do dinheiro, não haja confusão e tudo seja resolvido de forma prática e sem mais delongas.

A solução é procurar algum método de deixar tudo isso registrado. Antigamente, as gavetas dos financeiros eram lotadas de cadernos e planilhas feitas a mão onde as contas a pagar e receber eram anotadas. Hoje em dia, é claro, há uma forma mais prática, tecnológica e segura de fazer tudo isso: existem softwares nos quais se cadastram as contas e eles calculam essa disposição do dinheiro para sua empresa. Então fique tranquilo com o dinheiro que sua empresa vai gastar ou receber, confie em um bom software que vai fazer tudo por você!