A depressão é um tema muito complexo, pois afeta todas as áreas do corpo. Muito mais complexo do que uma sensação de tristeza, a depressão deixa todo o organismo abalado, tanto física quanto psicologicamente. A pessoa perde toda a motivação por tarefas rotineiras, por sua vida social e família. Além disso, sente um cansaço que nunca passa e possui grandes variações de humor.

A depressão possui uma grande carga genética. Pessoas com pré disposição à depressão são muito mais suscetíveis a episódios de depressão durante a vida. Ela também é comum em determinados momentos da vida, relacionados às perdas e momentos de angústia. Ela pode ser desencadeada também com um estilo de vida pouco saudável, incluindo aí alimentação, exercícios e uso de drogas.

Outros tipos de depressão, como a depressão pós-parto, são ainda mais estranhas, sendo que também possuem mecanismos semelhantes aos da depressão normal.

Manter um estilo de vida saudável e ter uma boa base familiar e social são de grande ajuda para evitar o problema. Quando ele aparece, a ajuda psicológica é mandatória, muitas vezes com ajuda de psiquiatras e medicamentos.